Introdução à Ciência da Computação com Jogos

Bruno Feijó  -  Esteban Clua  - Fávio S. Corrêa da Silva

 

Esta página Web acompanha o livro Introdução à Ciencia da Computação com Jogos que pode ser adquirido na Editora Campus Elsevier.

Para ler alguns documentos nesta página, você precisa instalar o Adobe Reader (gratuito).

 

O conteúdo desta página estará em contínua modificação para atender às constantes demandas de estudantes e professores.

Ao lado de cada arquivo ou documento sempre há a data da última versão.

 

Data da última alteração nesta página Web: 28-Dec-09 04:44 PM

 

 


Instruções para Instalação do Ambiente de Programação

Para instalar o ambiente de programação, você precisa baixar e instalar dois produtos: o Java e a plataforma NetBeans.

Para tanto, vá para a página do Java http://java.sun.com/javase/downloads/index.jsp e escolha a opção JDK + NetBeans Bundle.

 


Testando o seu Ambiente de Programação

Para aprender e testar o ambiente de programação, acompanhe as instruções do documento Usando Java na Plataforma NetBeans [28Dez09].


Motor javaPlay

Um motor de jogos 2D, chamado javaPlay, foi especialmente desenvolvido para este livro. A estrutura do javaPlay é profissional, atual e pode ser estendida para ser usada na indústria de jogos 2D. Desta maneira, você pode começar usando o javaPlay para pequenos exercícios e depois continuar a expandi-lo profissionalmente. Abaixo há várias versões do javaPlay, em graus crescentes de complexidade.

 

Código (como projeto NetBeans completo)

Arte e Animação para testes

 

   Tiras de Animação

       No Player.java, a variável animIndex é o índice de um vetor que vai percorrendo as imagens de uma tira de animação.

       As seguintes tiras estão disponibilizadas no arquivo tiras.zip [28Dez09] (na ordem UP, LEFT, RIGHT, DOWN):

             

            

   Arte tipo Pong

       No arquivo arte_pong.zip [28Dez09] estão os elementos básicos par um jogo tipo Pong.