Entrada
Esta é a página da disciplina INF2705 - Linguística Computacional Interativa da Pós-Graduação do Departamento de Informática da PUC-Rio.
Informações Gerais

Ementa da Disciplina
Ementa Geral: A interação entre usuários e sistemas computacionais: da ergonomia as interfaces cooperativas. Linguagens "naturais" e "artificiais" de interface: o estilo conversacional e o estilo maquete. Modelos semânticos para linguagens de interface: redes semânticas, estruturas ("frames") e representações de base lógica. Modelos sintáticos para linguagens de interface: a classificação de Chomsky, ATNs e DCGs, técnicas de análise sintática ("parsing"). Palavras e icones nas linguagens de interface: o significado de textos e figuras. A expressao das ações de um sistema: comportamentos, reações, respostas e explicações. A geração de textos: planejamento e realização de mensagens do sistema. A representação pictórica de modelos: a visualização de estados do sistema. Diálogo entre usuários e sistemas: estruturação da conversa, manutenção de tópicos, focos e referentes.
Perfil e Programa da Disciplina em 2012-2
Foco e Objetivo
Nesta edição da disciplina o foco será a geração automática de textos em linguagem natural. O assunto será tratado no contexto do sistema PoliFacets, um sistema desenvolvido pelo SERG no âmbito do projeto Scalable Game Design Brasil. O objetivo é dar aos alunos participantes a oportunidade de estudar Linguística Computacional Interativa em um caso de aplicação real, que apresenta interessantes desafios de geração de texto, inclusive multilíngue.
Os alunos participantes terão a oportunidade de estudar protótipos de funções geradoras de texto em português e/ou inglês programadas com SWI Prolog.
Tópicos Tratados: Modelos Gerais de Interação: Manipulação Direta x Conversa. Engenharia Semiótica de Interfaces para Usuários. Linguagens de interface: usabilidade e comunicabilidade. Linguagem "Natural": interpretação e geração. [Estudo de Caso: AgentSheets/PoliFacets] Linguagens Visuais e Linguagens Textuais.[Estudo de Caso: AgentSheets/PoliFacets] Verbalizações de Estruturas de Dados e Comportamentos de um Programa. Modelos semânticos para linguagens de interface: redes semânticas, estruturas ("frames") e representações de base lógica. Modelos sintáticos para linguagens de interface: a classificação de Chomsky, ATNs e DCGs, técnicas de análise sintática ("parsing"). A geração de textos: planejamento e realização de mensagens do sistema. Signos Dinâmicos: a visualização de estados do sistema.[Estudo de Caso: AgentSheets/PoliFacets] Diálogo entre usuários e sistemas: estruturação da conversa com o MoLIC.
Avaliação
Os alunos serão avaliados em dois momentos: um seminário intermediário em que apresentarão o tema que desejam aprofundar na disciplina e um protótipo executável ou monografia de complexidade equivalente demonstrando o resultado da pesquisa proposta no seminário.
O grau mínimo de aprovação é 6.0 (seis). Não há grau IN nesta disciplina.
Atualização: 01/08/2012