Interação Humano-Computador

A área de Interação Humano-Computador (IHC) se dedica a investigar a interação entre pessoas e artefatos de base computacional. Tem por objetivos principais: alavancar o desenvolvimento de novas tecnologias; aumentar a qualidade dos produtos tecnológicos existentes; e subsidiar a pesquisa científica em várias áreas envolvidas com Computação, Ciências Sociais e Humanas.

Hoje esta área se destaca da Engenharia de Software, constituindo um campo fortemente interdisciplinar. Dentre as disciplinas envolvidas em IHC, destacam-se a Psicologia, a Ergonomia, o Design Gráfico, a Semiótica e, sobretudo em interfaces inteligentes, a Lingüística Computacional e Análise do Discurso.

Na pós-graduação em Informática da PUC-Rio, as pesquisas estão mais concentradas em Engenharia Semiótica, uma nova abordagem para o projeto e a avaliação de ambientes de interação entre usuários e sistemas. Este trabalho é desenvolvido no SERG (laboratório do Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica).

Também se destacam os trabalhos envolvendo IHC realizados em Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, e Computação Gráfica.