Fechar

Departamento de Informática

O desenvolvimento profissional docente pode ser entendido como uma atitude permanente de indagação, de formulação de questões e procura de soluções. É a capacidade em manter a curiosidade acerca de sua turma.

O Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio vem atuando com destaque no cenário de ensino e pesquisa brasileiro há mais de 50 anos. Nesta página pode-se encontrar uma série de indicadores que sumariamente delineiam o perfil acadêmico desta unidade da PUC-Rio e demonstram a constante busca da manutenção da qualidade no conjunto de nossas atividades, como professores-pesquisadores, alunos, técnicos e pessoal administrativo.

O DI dedica-se a atividades diversas. Na área de ensino, destacam-se os cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Em pesquisa, destacam-se os programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado, bem como os projetos de pesquisa que contam com a infraestrutura dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e da biblioteca.

Também na área de extensão o DI tem atuado intensamente, através de cursos e iniciativas diversas que refletem o perfil de seus recursos humanos.


História

Breve história do Departamento de Informática da PUC-Rio, por Arndt von Staa (2003)

1. Introdução Difícil é narrar a história de uma instituição. Mais difícil ainda é fazê-lo quando se tem tanto a contar. O que contar? Como estruturar a narrativa? Os períodos em que a dividimos foram identificados de forma um tanto arbitrária, mas, mesmo assim, correspondem a épocas com características próprias que as caracterizam bem. Acreditamos que o conjunto dê uma boa perspectiva da história do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio e do papel desempenhado por seus integrantes — professores, funcionários e alunos – para torná-lo o que é hoje. 2. Gênese Tudo começou quando a PUC, por sua excelente reputação, foi escolhida para sediar o primeiro computador instalado no Brasil. Segundo o que registrou o saudoso prof. Cardoso do DCMM, que na época era o presidente do CNPq, foi constituído um consórcio formado pelo CNPq, IPqM (Marinha) e Itamaraty, que uniram esforços para trazer para a PUC um computador Burroughs Datatron B-205, o primeiro computador a operar produtivamente no Brasil. Era uma respeitável máquina, pesando um pouco mais de uma tonelada e contendo cerca de 1.600 válvulas duplos triodos...[+]

Quadro Principal



Professores Eméritos



Professores Visitantes



Quadro Complementar



Quadro Administrativo

DIRETORIA

Mariana Fagundes de Sousa Lima
Assessora de Direção
mariana@inf.puc-rio.br

AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO

Vagner Izidro Pires
vpires@inf.puc-rio.br

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Cosme Pereira Leal
pereira@inf.puc-rio.br

SECRETARIA DE GRADUAÇÃO

Fernanda Basílio
febasilio@inf.puc-rio.br

Alex Carvalho Alves
aalves@inf.puc-rio.br

Quadro Técnico

ANALISTAS DE SUPORTE

Anderson Oliveira da Silva
anderson@inf.puc-rio.br
homepage : www.inf.puc-rio.br/~anderson

José Carlos Ramalho Moreira
zecarlos@inf.puc-rio.br

TÉCNICOS DE LABORATÓRIO

Luiz Alessandro de Almeida Higino
lhigino@inf.puc-rio.br

Marcelo Alves de Oliveira
malves@inf.puc-rio.br


Laboratórios de Ensino e Suporte

Laboratório de Graduação

Missão: prover ambiente computacional que atenda às necessidades de prática computacional das disciplinas vinculadas ao DI, dos cursos de Engenharia de Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Laboratório de Pós-Graduação
Missão: prover ambiente computacional que permita o desenvolvimento de trabalhos, dissertações e teses de alunos de pós-graduação e de atividades de pesquisa do DI.

LAB-DI
Missão: prover ambiente computacional para as tarefas de pesquisa do corpo docente e discente do Departamento de Informática.

Principais serviços prestados

  • Conectividade das sub-redes do Departamento de Informática. (Backbone do DI) O Departamento de Informática possui diversos laboratórios, cada qual possuindo as suas redes internas. É responsabilidade do Lab-DI a integração de todas as sub-redes do DI entre si e com a Internet através do ponto de saída da PUC-Rio. Cabe também ao Lab-DI a definição e implementação da política de segurança lógica.
  • Servidor WWW do Departamento. O Lab-DI é responsável pela configuração e manutenção do servidor WWW do Departamento de Informática.
  • Servidor FTP do Departamento. O Lab-DI é responsável pela configuração e manutenção do servidor FTP do Departamento de Informática.

e-mail: lab-di@inf.puc-rio.br
web site: http://suporte.inf.puc-rio.br