Paulo Ivson

Short Bio

Paulo Ivson é professor do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio e gerente de projetos no Instituto Tecgraf. Desenvolve pesquisas nas áreas de Computação Gráfica e Inteligência Artificial, com especial interesse em Visualização e Renderização 3D, Geometria Computacional, Processamento de Imagem e Visão Computacional, Ciência de Dados e Aprendizado Profundo.

Biografia

Além de ser professor do Departamento de Informática da PUC-Rio, Paulo Ivson atua também no Instituto Tecgraf da universidade, onde participa de projetos de P&D&I produzindo softwares técnico-científicos para as indústrias de Óleo e Gás, Construção Civil, Manufatura e Logística. Os projetos envolvem colaborações com demais professores e órgãos da PUC-Rio como, por exemplo, os Departamentos de Informática, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial e Engenharia Civil, além de startups do
Instituto Gênesis. Nesta atuação, Paulo Ivson promove a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras baseadas em conceitos da Indústria 4.0 e Building Information Modeling (BIM), como Gêmeos Digitais, com o objetivo de tornar mais eficientes e ecossustentáveis as etapas de projeto, construção e gestão do ciclo de vida de ativos. Paulo Ivson é Doutor (2018) e Mestre (2008) em Informática com ênfase em Computação Gráfica pela PUC-Rio, tendo se graduado em Engenharia de Computação pela PUC-Rio (2006).