José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Professor Adjunto

Short Bio

O Professor Alberto Sardinha tem utilizado técnicas de Inteligência Artificial para resolver problemas de relevância científica e industrial que surgem em diversos setores, como e-commerce, finanças, saúde e energia. Ele é coordenador de projetos de pesquisa financiados pela Air Force Office of Scientific Research dos EUA e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia em Portugal. Além disso, participou em projetos financiados pela Comissão Europeia, CAPES, FAPERJ, CNPq, Petrobrás e SAP. Com diversos artigos publicados ao longo de sua carreira, também publicou os resultados de suas pesquisas em periódicos e conferências internacionais renomados.

Biografia

Alberto Sardinha concluiu sua graduação em Engenharia de Computação (1997) na PUC-Rio, e depois concluiu o mestrado (2001) e doutorado (2005) em Informática na mesma instituição. Ele é um pesquisador na área de Inteligência Artificial (IA), onde tem se envolvido em diversos tópicos de IA, como Sistemas Multi-Agentes, Aprendizado de Máquina e Modelos de Decisão sob Incerteza. Realizou um pós-doutorado na Carnegie Mellon University, onde fez parte da equipe que desenvolveu um sistema multi-agente para comércio eletrônico. Além disso, conquistou o primeiro lugar na Trading Agent Competition, uma prestigiada competição que reúne os principais pesquisadores em IA de instituições como CMU, Brown, Cornell, Michigan e Harvard. Alberto recebeu uma bolsa Marie Curie da União Europeia, conduzindo pesquisas
em sistemas multi-agentes e aprendizado de máquina na Lancaster University. Ele orientou vários estudantes de mestrado e doutorado que seguiram carreiras em grandes empresas de tecnologia (como Google, IBM e Microsoft). Alberto possui uma vasta experiência em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento. Como coordenador, obteve projetos altamente competitivos de agências de fomento internacionais, incluindo a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e a Air Force Office of Scientific Research dos EUA. Ele participou ativamente de projetos apoiados por agências de fomento e parceiros industriais, como a Comissão Europeia, CAPES, FAPERJ, CNPq, Petrobras e SAP. Seus trabalhos de pesquisa foram apresentadas em conferências e periódicos internacionais renomados, como ACL, AAMAS, IROS, EJOR, CL e JAAMAS.