Andrew Diniz da Costa

Short Bio

Andrew Costa é Apple Distinguished Educador e doutor em informática com ênfase em engenharia de software. Atua como professor, pesquisador e mentor em programas de inovação tecnológicas e do Laboratório de Engenharia de Software. Possui grande experiência em projetos de desenvolvimento de software, trabalhando com diferentes metodologias. Adicionalmente, tem usado tecnologias Apple e a metodologia Challenge Based Learning para impactar e contribuir com o processo de aprendizado dos alunos.

Biografia

Andrew Diniz da Costa é co-autor do livro Automação do Processo de Gerência de Teste de Software, fez escola técnica de informática no IBPI (1999-2001), graduação em Bacharelado de Informática (2002-2006), Mestrado (2006-2008), Doutorado (2008-2012), e pós-doutorado (2013) em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui mais de 20 anos de experiência em projetos de desenvolvimento de software, participando de forma ativa como revisor e palestrante em diferentes conferências nacionais e internacionais, assim como autor de artigos na linha de engenharia de software e educação. Desde os seus 15 anos tem dado aulas de informática para pessoas de diferentes idades, e desde 2003 tem atuado como pesquisador vinculado ao Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio. A partir de 2006 atuou como líder técnico e coordenador de diferentes projetos de desenvolvimento, tornando-se professor
do Departamento de Informática da PUC-Rio a partir de 2014, tendo como foco central as seguintes áreas: arquitetura, processos de software, requisitos de software, qualidade de software, metodologias de aprendizado, de ensino, e de trabalho, sistema multiagentes, desenvolvimento mobile e web. Andrew recebeu o título de Apple Distinguished Educator desde 2023, devido seu uso de tecnologias Apple e a metodologia de aprendizado Challenge Based Learning (CBL) em diversos cenários educacionais (presencial, remoto, e híbrido) atingindo alunos de diferentes cursos de graduação e pós. A partir da sua experiência de uso com a metodologia CBL ele tem procurado levá-la a mais pessoas proporcionando um aprendizado motivador e de impacto. Desde 2014 tem atuado como mentor do programa Apple Developer Academy | PUC-Rio contribuindo com o uso do CBL no programa educacional que tem permitido a formação de centenas de novos desenvolvedores iOS.