Juliana Alves Pereira

Juliana Alves Pereira é professora do quadro principal do DI da PUC-Rio. Orienta pesquisas de mestrado e doutorado nas áreas de Engenharia de Software e Inteligência Artificial. Sua missão é investigar técnicas de Inteligência Artificial que auxiliam no gerenciamento, evolução e manutenção de sistemas de software. Além disso, seu grupo de pesquisa investiga soluções inovadoras para construção ágil de sistemas baseados em Inteligência Artificial. A Prof. Juliana é integrante da iniciativa para transformação digital ExACTa PUC-Rio, que aproxima a pesquisa do programa de pós-graduação com empresas que estão em busca de inovação.

Juliana Alves Pereira é professora do quadro principal do DI da PUC-Rio (Brasil). Ela tem pós-doutorado pela universidade de Rennes, Inria/IRISA (França). Possui Doutorado em Informática pela Universidade de Magdeburg na Alemanha (2018) onde atuou como Professora Assistente de Outubro 2015 a Janeiro 2017. Nos últimos anos, tem servido em Comitês de Programa e Comitês de Organização das principais conferências internacionais de Engenharia de Software e áreas afins, tais como ICSE, ICSME, ICPC, EASE, SPLC, SLE e várias outras. Ela recebeu vários prêmios, distinções e
reconhecimentos, tais como Melhor Dissertação de Doutorado de 2018 pela Sociedade Alemã de Informática. Vários de seus artigos receberam distinções nas principais conferências internacionais da sua área, tais como o "ACM Best Paper Award" do SPLC 2021 e ICPE 2020. Possui várias colaborações atualmente com outros grupos de pesquisa internacionais na França (Inria/IRISA), Irlanda (Uni Limerick e Lero), Alemanha (OvGU), Holanda (TU Delft) e Áustria (JKU Linz). Seus projetos de pesquisa são financiados por agências de fomento e por parceiros da indústria de software.