Vitor Pinheiro de Almeida

Professor Agregado

Short Bio

Vitor é engenheiro de computação com doutorado em informática. Atua como professor no departamento de informática da PUC-Rio e pesquisador no Instituto Tecgraf/PUC-Rio. Suas áreas de interesse são Sistemas Distribuídos, Ciência de Dados, Web Semântica, Representação de conhecimento e raciocínio, Análise de Dados em Fluxo, Integração de Dados e Computação em Nuvem.

Biografia

Vitor é professor agregado do departamento de informática da PUC-Rio e pesquisador no Instituto Tecgraf/PUC-Rio. Possui doutorado (2021) em Sistemas Distribuídos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e mestrado (2013) em Teoria da Computação, também pela PUC-Rio. Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Stuttgart (Alemanha) com o Institute of Parallel and Distributed Systems (IPVS), coordenado pelo Professor Kurt Rothermel , de março de 2018 a julho de 2019. Além disso, Vitor é membro do comitê técnico de algumas conferências da IARIA (International Academy, Research, and Industry Association) desde 2013.  Suas áreas
de interesse incluem Ciência de dados, Sistemas distribuídos, Web Semântica, Representação de conhecimento e raciocínio, Processamento e Raciocínio de Fluxos, Integração de Dados e Computação em Nuvem. Antes de ser estudante de doutorado na PUC-Rio, Vitor trabalhou na IBM Research Brasil por dois anos como membro da equipe de Computação Semântica, e suas pesquisas estavam centradas em Web Semântica e Ontologias. Ele também trabalhou na Petrobras por dois anos no grupo de engenharia de automação, participando de diversos projetos com o objetivo de encontrar soluções para a interoperabilidade de sistemas de engenharia na indústria de petróleo e gás.