Instituto Tecgraf

Núcleo de Inovação Tecnológica

O Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio (InstitutoTecgraf da PUC-Rio) desenvolve, desde 1987, sistemas computacionais baseados em modelagens matemáticas complexas, simulações numéricas eficientes, computação distribuída e visualização gráfica interativa tridimensional.

A mais longa e profícua cooperação do Tecgraf da PUC-Rio ocorre com a Petrobras. O Instituto desenvolve, implementa e mantém diversos sistemas em operação na Petrobras, nas áreas da exploração, produção e abastecimento.

Há mais de 30 anos, o Tecgraf da PUC-Rio desenvolve, de forma continuada, sistemas inovadores nas áreas de Geofísica, Geologia, Reservatórios, Geomecânica, Instalações Marítimas, Plantas Industriais, Meio Ambiente, Logística, Treinamento e Jogos Sérios e Medicina..Além da importância fundamental da Petrobras, o Tecgraf da PUC-Rio também desenvolve projetos em parceria com outras empresas , como a Transpetro, GE Brasil, Eneva, Shell Brasil e Marinha do Brasil. O Instituto ainda mantém diversas colaborações com os departamentos acadêmicos da PUC-Rio e outras instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais.. ,.

Muitas das tecnologias e metodologias implementadas nos  sistemas desenvolvidos sob encomenda pelo Instituto para solucionar problemas e desafios de seus parceiros  advém de  teses, dissertações e demais trabalhos acadêmicos da PUC-Rio. Isto faz com que as pesquisas desenvolvidas pela universidadesejam relevante para o desenvolvimento técnico-científico brasileiro.

Atualmente, o Instituto reúne   mais de 400  pesquisadores e colaboradores Destes, cerca de 100 são mestres e 60 são doutores, muitos com experiência internacional. O Instituto Tecgraf da PUC-Rio está localizado no prédio Pe. Laércio Dias de Moura S.J., no campus da PUC-Rio..

Marcelo Gatass

Endereço

Rua Marquês de São Vicente, 225 Prédio Pe. Belisário Velloso 22453-900 Rio de Janeiro/RJ Brasil