Alberto Raposo é coautor de artigo premiado em Portugal

Trabalho de Daniel Medeiros, ex-aluno de mestrado do DI, foi coorientado pelo professor Raposo e reconhecido com prêmio internacional

O “tapete mágico” de Daniel Medeiros, ex-aluno de mestrado do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, está voando alto na Europa. O artigo Magic Carpet: Interaction Fidelity for Flying in VR (Tapete mágico: fidelidade de interação para voar em realidade virtual) foi vencedor do prêmio anual “Professor José Luís Encarnação”, dado pelo  Grupo Português de Computação Gráfica (GPCG). Baseado na tese de doutorado de Medeiros, o trabalho foi publicado na revista IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, em 2019. O professor do DI, Alberto Raposo; o orientador do doutorado de Daniel na Universidade de Lisboa, Joaquim Jorge; e o aluno do mesmo doutorado, Maurício Sousa; são coautores do paper premiado.

“Daniel foi meu aluno de mestrado no DI e depois eu o indiquei para fazer o doutorado na Universidade de Lisboa. Por isso, ele se habilitou para concorrer a esse prêmio. Fui seu coorientador na tese e coautor no artigo. Ele propôs um método, fez uma avaliação extensa com usuários, muito bem analisada do ponto de vista estatístico. É um trabalho de muita qualidade. Fico feliz com essa conquista, pois ela mostra que o DI  capacita os alunos, que chegam, por exemplo, à Europa e ganham um prêmio internacional como esse. Isso ajuda a mostrar  o nível dos nossos alunos”, comemora Raposo.

“Vejo o prêmio José Luís Encarnação como o reconhecimento do árduo trabalho que realizei em todo o meu doutorado, que teve seu principal tema incluído no artigo premiado. Além do mais, é uma honra poder representar o Brasil num prêmio Internacional desta relevância”, afirma o autor.

As pesquisas de Medeiros combinam as áreas de IHC (interação humano computador) e Computação Gráfica. “Uma das coisas mais interessantes deste trabalho é a ideia de criar um espaço de desenho que permite com que os usuários consigam realizar uma ação não possível por humanos que é a de voar de forma natural, desacoplando a parte não natural que é o controle dos graus de liberdade e possibilitando a utilização de técnicas naturais de locomoção para controlar a velocidade do movimento, tudo isso utilizando tecnologias de Realidade Virtual”, explica Medeiros.

O ex-aluno de mestrado destaca a importância do DI para sua formação. “No DI aprimorei meu conhecimento técnico e científico e tive contato com pesquisa de alto nível, principalmente por meio do professor Alberto Raposo, além dos meus colegas do Instituto Tecgraf, onde aprofundei meus conhecimentos nas tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada. O Alberto também contribuiu diretamente no meu doutorado, me indicando para trabalhar com o professor Joaquim Jorge, em Lisboa, e auxiliando em todo o processo. Espero que essa parceria continue por muitos anos ainda”, diz Medeiros.

O prêmio “Professor José Luis Encarnação” é uma iniciativa do Grupo Português de Computação Gráfica (GPCG), que tem o propósito de fomentar a investigação de qualidade na área da Computação Gráfica e suas aplicações e, sobretudo, desenvolver nos estudantes o gosto e a motivação para que desenvolvam atividades de investigação nesta área científica. Dentre os critérios de avaliação está a publicação de resultados em conferências ou revistas de elevado prestígio e impacto internacionais. O trabalho classificado em primeiro lugar leva, além do certificado, $1500 Euros.