Aluno de mestrado em informática recebe bolsa Faperj Nota 10

Bolsa é destinada a alunos de maior destaque em pós-graduações no Estado do Rio de Janeiro

O aluno Gabriel Diniz e o professor Hélio Lopes. Foto: Arquivo Pessoal

Mais uma conquista para a pós-graduação do Departamento de Informática (DI)! O aluno de mestrado Gabriel Diniz Junqueira Barbosa conquistou, junto ao professor Hélio Lopes, a Bolsa Faperj Nota 10. A pesquisa “Avaliação do Template de Metacomunicação Estendido para Deliberação Ética no Processo de Desenvolvimento de Sistemas de Machine Learning” foi selecionada a partir da sua qualidade e do desempenho acadêmico do candidato.

O trabalho propõe uma ferramenta para abordar os riscos resultantes da crescente adoção de sistemas baseados em modelos de Machine Learning. A pesquisa foi construída a partir de conceitos da teoria de Engenharia Semiótica.

O Programa Bolsa Nota 10 busca estimular a excelência na pós-graduação no Estado do Rio e é concedida aos alunos de mestrado e doutorado que apresentam melhor desempenho acadêmico. O incentivo é apenas oferecido aos programas de pós que apresentam o conceito Capes 5, 6 e 7.

O programa de pós-graduação do DI tem nota máxima (7) na Capes e é o mais antigo do Brasil, com forte tradição acadêmica.

Aos interessados em se juntar à pós do DI, as inscrições são abertas semestralmente no site da universidade. Também é possível frequentar os cursos com bolsas parciais e integrais.