Fechar

Aluno do DI recebe prêmio de melhor artigo no SBLP

O professor do DI Roberto Ierusalimschy (esq.) e o doutorando Hugo Gualandi

Trabalho apresentou estudo sobre linguagem desenvolvida no Departamento

Das interfaces que usamos em nosso dia a dia até o entretenimento dos videogames, as linguagens de programação estão em todos os lugares. Foi nessa área em que o doutorando do Departamento de Informática (DI) Hugo Gualandi se destacou no último Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP). O artigo “Pallene: A companion language for Lua”, escrito em parceria com o professor do DI Roberto Ierusalimschy, foi selecionado como vencedor do prêmio de melhor trabalho científico. 

De acordo com Gualandi, o artigo, que trata sobre a linguagem Pallene, uma ferramenta complementar a Lua, desenvolvida no Departamento, surgiu por acaso. 

“Uma coisa interessante desse trabalho é que ele aconteceu quase sem querer. Estávamos trabalhando no projeto principal, o compilador para a linguagem Pallene. Mas encontramos um problema: a comparação de desempenho que podíamos fazer era contra um interpretador, não com outro compilador. Assim, não ficava claro quanto do ganho de desempenho de Pallene era devido aos fatores únicos dessa linguagem e quanto poderia ser obtido por um compilador ‘qualquer'”, disse. 

A partir desse problema, os pesquisadores resolveram construir um compilador para conseguir demonstrar como uma abordagem simplificada pode ser capaz de garantir um bom desempenho desse processo.

No artigo, a dupla descreve a performance do compilador e o passo-a-passo da sua construção. O objetivo final, de acordo com o aluno, foi também divulgar essa metodologia para outras linguagens de programação. “Esperamos que isso incentive outros pesquisadores a reproduzir essa abordagem para outras linguagens de programação, além de Lua e Pallene”. 

O prêmio marca mais uma conquista para a produção científica do DI. Gualandi também comenta que o reconhecimento incentiva pesquisadores a seguirem com seus trabalhos. “Fiquei muito honrado. Quando o ponto forte de um trabalho é a elegância e simplicidade, nem sempre esse reconhecimento acontece. Agora sigo em frente ainda mais incentivado a enfrentar os próximos desafios”, disse.