Fechar

Anderson Oliveira falará sobre segurança da informação em live da graduação

Professor Anderson Oliveira. Foto: Arquivo pessoal

Apresentação ocorrerá nesta quinta-feira (29) no YouTube e no Facebook do DI

Segurança da informação é um tema cada vez mais urgente para empresas e pessoas físicas. O uso de computadores pessoais no home office, a crescente onda de ataques de hackers e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) são fatores que ampliaram o interesse nessa área. Para falar sobre este tema, o professor do Departamento de Informática (DI) Anderson Oliveira fará a live “Prática e pesquisa em segurança da informação” nesta quinta-feira (29), às 18h, no YouTube e no Facebook do DI.

A live será conduzida pela professora e coordenadora da graduação, Noemi Rodriguez. No bate-papo, Oliveira falará sobre o seu trabalho de pesquisa no LAC, laboratório do DI voltado para a área de Internet of Things (IoT) e coordenado pelo professor e diretor do departamento, Markus Endler

“Eu oriento um grupo que está implementando um protocolo de comunicação segura no Contextnet, que é o middleware de IoT do LAC. Nós desenvolvemos esse protocolo com algoritmos criptográficos que sejam adequados aos sensores e atuadores utilizados no contexto de IoT”, explicou.

Professor do quadro complementar do DI, Oliveira leciona a disciplina de segurança da informação no curso de graduação e falará sobre os tópicos abordados na ementa e como a disciplina evoluiu com o passar dos anos. 

Responsável pela gestão da infraestrutura de TI do departamento, Oliveira trará para a live questões de segurança que aparecem em seu dia a dia. Outro tema da conversa será o curso online Compliance de Dados e Formação de DPO (data protection officer), oferecido em conjunto pelo DI e pelo Instituto de Direito da PUC-Rio. O professor é um dos coordenadores do curso, que começa em 3 de maio. No seminário, Oliveira explicará a relação entre o DPO e a LGPD e por que é importante que os (futuros) profissionais de segurança da informação, da área jurídica e de compliance se familiarizem com esse conceito.

A live “Prática e pesquisa em segurança da informação” faz parte dos seminários da graduação, que ocorrem duas vezes por mês. Para assistir e acompanhar as próximas apresentações, inscreva-se no nosso canal no YouTube e curta a nossa página no Facebook!