Artigo sobre uso de robôs nas eleições de 2020 é premiado em congresso

Trabalho teve a participação do professor do DI Sérgio Lifschitz e parceria com o Departamento de Comunicação da PUC-Rio, ITS Rio, INCT.DD e o LNCC.

Arthur Ituassu (esq.) e Sérgio Lifschitz

A atuação de bots (robôs) nas redes sociais é um assunto que tem ganhado destaque nas manchetes por conta da sua relevância no contexto político. Trazendo essa questão para o campo da computação, o artigo “From digital militias to coordinated behavior: interdisciplinary methods for analyzing and identifying bots in Brazilian elections”, analisou o conteúdo de 92.600 usuários do Twitter durante o segundo turno das eleições de 2020. Com a colaboração de diversas instituições, o estudo conquistou segundo lugar (menção honrosa) na categoria short paper do X Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BRASNAM 2021)

Trabalharam juntos o Departamento de Informática (DI), o Departamento de Comunicação (COM), o ITS Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

O pesquisador João Guilherme Bastos dos Santos

O trabalho foi conduzido por uma equipe extensa. O grupo é formado por João Guilherme Bastos dos Santos, do INCT.DD, em parceria com os pesquisadores do ITS Rio Thayane Guimarães, Diego Cerqueira, Debora Albu, Redson Fernando, Julia Hellen Ferreira e Maria Luiza Mondelli. Todos em estreita colaboração a PUC-Rio, envolvendo os professores Sérgio Lifschitz (DI) e Arthur Ituassu (COM).

O artigo analisa a atuação de possíveis bots (robôs) nas respostas aos tweets de candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Porto Alegre e Fortaleza nas eleições de 2020. A partir dessa identificação, o texto faz uso de métodos de análise para identificar semelhanças de vocabulário utilizadas por esses bots.

O laboratório BioBD, coordenado por Lifschitz, realizou a coleta de dados dos tweets nas cinco capitais com uso da ferramenta ePOCS Twitter Crawler (eTC), desenvolvida em parceria com o laboratório COMP. Essa ferramenta permite a extração de dados históricos do Twitter, coletando dados e metadados envolvidos em tweets sobre determinados assuntos dentro de um período de tempo especificado.

Os pesquisadores do ITS Rio, Diego Cerqueira, Thayane Guimarães e Maria Luiza Mondelli

“Temos uma bela parceria com o Departamento de Comunicação através do professor Arthur Ituassu. Há mais de 5 anos, publicamos e pesquisamos juntos. Começamos exclusivamente com o Twitter, mas já estamos trabalhando há um tempo no Facebook e, em breve, no Instagram”, declarou Lifschitz.

O professor ainda destacou a importância do BioBD no estudo de big data, uma área importante da computação. “No nosso lab BioBD, o foco sempre foi no grande volume de dados. Twitter é ‘big data‘ total por conta do streaming de grandes volumes, e lidar com isso com qualidade, permitindo análises corretas sempre foi e segue sendo nosso foco”, afirma.

O BRASNAM 2021 traz os artigos selecionados e apresentados na edição do evento realizada online, de 18 a 23 de julho, como parte do XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), que teve como tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a Complexidade e as Incertezas do Mundo Contemporâneo”.

Os pesquisadores do ITS Rio, Redson Fernando, Debora Albu e Julia Hellen Ferreira

“Ter recebido menção honrosa (segundo lugar) na categoria de short papers, nossa primeira participação, em um evento que ganha relevância a cada ocorrência, é certamente um fator de visibilidade para o DI, para o departamento de Comunicação e para o grupo ePOCS que fazemos parte. Também destaco a participação dos alunos de Engenharia da Computação Bruno Coutinho e Mariana Porto Barreto, integrantes do laboratório, que foram fundamentais para o trabalho”, finalizou Lifschitz.

Esses alunos continuam com pesquisa e desenvolvimento nesse tema através de bolsas PIBIC e PIBITI da PUC-Rio.

Alunos Bruno Coutinho e Mariana Porto Barreto

Categorias: Prêmios e Honrarias