Fechar

Aulas na PUC-Rio voltam no dia 1º de março de forma remota

Foto: Divulgação

Departamento de Informática promove encontros virtuais de boas-vindas para graduação e pós-graduação

No dia 1º de março, a PUC-Rio inicia o semestre letivo de 2021.1. Em virtude do quadro de pandemia no país, as aulas permanecerão na modalidade online na graduação e na pós-graduação, a fim de cumprir o calendário acadêmico e resguardar a saúde dos alunos, professores e funcionários. O Departamento de Informática (DI) reiniciará na data as suas atividades nos cursos de graduação – Ciência da Computação e Engenharia da Computação – e nos cursos de pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado em Informática. Já a pós-graduação lato sensu seguirá o calendário proposto pela Coordenação Central de Extensão (CCE). Todos os cursos do DI são avaliados com conceito máximo no MEC e na CAPES.

As aulas e demais materiais, como slides, links para as aulas, exercícios e bibliografia, podem ser acessados e consultados pelo site EAD PUC-Rio. Além disso, os alunos receberão e-mails relacionados às disciplinas inscritas, incluindo horários, possíveis alterações, entre outros informativos. “É muito importante que o aluno tenha o e-mail cadastrado junto à PUC-Rio atualizado, porque ele receberá quaisquer notícias por lá”, frisou a coordenadora do curso de Engenharia da Computação, Noemi de La Rocque Rodriguez

Neste período, os professores trabalharão com aulas síncronas e/ou assíncronas, dependendo da disciplina. Em todo caso, a participação dos alunos é fundamental para manter o bom funcionamento da dinâmica online. “É fundamental participar das aulas e, se possível, ligar a câmera para não deixar o professor sozinho”, comentou o coordenador dos cursos de pós-graduação, Marcos Kalinowski

Dinâmicas e boas-vindas

Nesta sexta-feira (26), às 10h20, os novos alunos dos cursos de graduação estão convidados para participar de um encontro online a partir das 10h20, via Zoom. O link do encontro será enviado por e-mail, no mesmo dia, pela manhã. 

A abertura do evento será feita pela Professora Daniela Vargas, Coordenadora Central de Graduação da PUC-Rio. O encontro também terá a participação do professor Sidnei Paciornik, Decano do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio. 

Na ocasião, os calouros poderão conversar com o Decano do CTC, com a Coordenadora do SOU – Serviço de Orientação Universitária do CTC, com a Coordenadora do Ciclo Básico e com a representante da Coordenação de Cooperação Internacional da PUC-Rio, para conhecer um pouco mais a Universidade, o CTC e o curso escolhido. 

Já na parte da tarde, os calouros conversarão com os coordenadores de graduação de seus respectivos cursos. “Estamos com muita vontade de conhecer os calouros, e esperamos encontrá-los pessoalmente o mais breve possível”, disse Noemi. 

Em relação aos cursos de pós-graduação stricto sensu, os alunos poderão participar de um evento online de boas-vindas na próxima sexta (4) com a coordenação de pós-graduação e com a direção do DI. “Esperamos que seja um semestre de muito aprendizado e estamos muito animados para receber a todos”, disse Kalinowski. 

Formato online

A Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos afirmou, em nota, que a Universidade continuará a investir na inclusão digital e na capacitação de docentes e discentes para uso das tecnologias de informação e comunicação, em linha com as recomendações do Parecer n. 5/2020 do Conselho Nacional de Educação. 

A nota ainda frisa que a continuidade das atividades acadêmicas da PUC-Rio em 2020 não teria sido possível sem o apoio de toda a comunidade, sendo possível a conclusão, com sucesso, dos dois semestres letivos do ano passado.

“Temos feito muito esforço para que as disciplinas se tornem mais agradáveis no formato online. Temos aprendido coisas interessantes, e pretendemos continuar usando as ferramentas remotas mesmo após a volta às aulas presencial”, disse Noemi.

O diretor do DI, Markus Endler, reforça as boas-vindas. “Esperamos que, ao longo deste ano, caso seja possível, possamos voltar com algumas aulas presenciais no segundo semestre”, disse Endler. “Estamos muito contentes em voltar o contato com vocês”, finalizou.