Fechar

BPI Challenge 2017

No período 2017.1 o professor Hélio Lopes do Departamento de Informática ofereceu um curso na pós-graduação sobre Mineração de Processos. Nesse curso ele adotou a metodologia de aprendizado baseado em desafio, guiando os seus alunos para resolverem o Business Process Intelligence Challenge 2017, que é uma atividade dentro do Business Process Management Conference.
Nesse desafio é fornecido um arquivo com 31000 pedidos on-line de empréstimo de um banco holandês. Para cada pedido de empréstimo são fornecidos os dados do cliente, a lista de sequências de atividades do processo realizado pelo banco para a análise do pedido e as informações sobre as ofertas feitas aos clientes. O objetivo era analisar os dados, responder as perguntas feitas pelo banco e recomendar mudanças para o processo.
Para alcançar tal objetivo os alunos usaram recursos como cursos online na área e as aulas foram dedicadas a atender as necessidades para a resolução do desafio.  Em junho foi submetido o relatório que foi de autoria dos alunos Ariane Rodrigues, Cassio Almeida, Daniel Saraiva, Felipe Moreira, Georges Spyrides, Guilherme Varela, Gustavo Krieger, Igor Peres, Leila Dantas, Mauricio Lana, Odair Alves, Rafael França, Ricardo Neira, Sonia Gonzalez e William Fernandes em conjunto com o Prof. Hélio Lopes, a Profa. Simone Barbosa e o Prof. Marcus Poggi. Nesse grupo de alunos, 10 são da pós-graduação em Informática, 3 são da pós-graduação em engenharia industrial e dois são alunos de graduação do Departamento de Informática.
No dia 13/09 em Barcelona no evento BPM 2017 foi anunciado que o relatório submetido foi o vencedor do BPI Challenge 2017 na categoria Acadêmica. O título do relatório foi STAIRWAY TO VALUE: Mining the loan application process.

Categorias: