Brad Templeton fala sobre futuro de veículos autônomos em palestra

Líder em estudos sobre computação aplicada à mobilidade participa do Conexão Rio-Campinas

Brad Templeton. Foto: The Futures Agency

Qual o futuro dos transportes autônomos? A próxima palestra do projeto Conexão Rio-Campinas, uma parceria entre o Departamento de Informática (DI) e o Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), traz um dos maiores pesquisadores do mundo no assunto para discutir o que há de mais novo sobre essa tecnologia: o canadense Brad Templeton. Autoridade nos estudos sobre desenvolvimento de carros autônomos, ele falará ao vivo pelo Zoom na próxima quarta-feira (6) às 18h.

Templeton tem uma longa trajetória em estudos da computação e é reconhecido como um líder mundial em pesquisas sobre autonomia de veículos. As tecnologias produzidas pelo cientista foram responsáveis por expandir as fronteiras do futuro dos transportes, desde robôs que são capazes de realizar entregas de maneira totalmente independente até scooters e pequenas aeronaves que não dependem de condução humana.

Com uma trajetória profissional marcada por inovações, Templeton fundou a ClariNet, a primeira empresa do mundo a manter atividades comerciais de maneira virtual ainda no início da internet, em 1989. Trazendo seus avanços para o campo dos transportes, o pesquisador foi responsável pelos primeiros passos da Google no desenvolvimento de carros autônomos. Templeton é Chair of Computing and Networks da Singularity University, presidente emérito da Electronic Frontier Foundation, diretor do Foresight Institute e consultor em robótica para uma uma série de empresas de mobilidade.

A palestra “Computerized revolution in transport, self-driving cars, flying cars and the change to cities” vai abordar a união entre computação e transportes e seu impacto na sociedade e no uso de energia. Templeton vai discutir quais são os próximos passos de uma sociedade que anda cada vez mais em direção ao uso de veículos autônomos, assim como as implicações dessa nova realidade para cidades ao redor do mundo.

O projeto Conexão Rio-Campinas é uma parceria entre o DI e o Instituto de Computação (IC) da Unicamp que busca trazer debates e palestras sobre o que há de mais novo no campo de pesquisas da computação, tecnologia e Ciência de forma geral.

Você pode conferir essa palestra na próxima quarta-feira (6) às 18h através de uma sala na plataforma Zoom. O encontro será conduzido em inglês. Para participar, você deve se inscrever através do link.