Fechar

Curso Compliance de Dados e Formação de DPO está com inscrições abertas

 Foto: Pixabay

Parceria entre o DI e o Departamento de Direito busca formar profissionais encarregados de dados

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a demanda é grande pelos chamados DPOs (Data Protection Officers). A visão e a expertise do encarregado de dados são características em alta no mercado de trabalho. Para formar esses profissionais, o Departamento de Informática (DI), em parceria com o Departamento de Direito, oferece o curso de extensão “Compliance de Dados e Formação de DPO“. As  inscrições no site do CCE PUC-Rio vão até 16 de agosto.  

“O curso vai formar líderes com conhecimentos técnicos, além de entendimento das normas. O encarregado de dados formado terá noção das três línguas: LGPD, cybersecurity e normas.”, disse o professor Anderson Oliveira, que vai ministrar as aulas em conjunto com a professora Caitlin Sampaio Mulholland, do Departamento de Direito.

As aulas, que começam em agosto, vão ser à distância, transmitidas ao vivo pela plataforma Zoom. Com carga horária de 30 horas, a formação contempla todas as funções de um profissional encarregado de dados: desde executar atribuições definidas por um controlador, até gestão de funcionários sobre práticas de proteção de dados. O objetivo do curso é formar gestores capazes de coordenar os trabalhos dos profissionais das áreas de segurança da informação, jurídica e compliance, em busca pela conformidade da empresa com a LGPD.

Todas as competências e atribuições de um encarregado de dados contempladas pela LGPD serão tratadas através de uma ponte entre a Informática e o Direito. Os debates em aula serão motivados pelas diferentes áreas do público-alvo do curso, que são profissionais de segurança da informação, de compliance e advogados.