Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Anderson S. Fonseca

Título da dissertação: Sistema de anotação baseado em visualização 3D com imagens 360º de instalações industriais
Resumo: Atualmente, empresas focadas em aperfeiçoar seus locais de trabalho usam modelos 3D como gêmeos digitais como parte das suas atividades. Estes modelos podem ser usados para criação de planejamento, extração de dados reais, simulação e treinamento. Porém, um gêmeo digital defeituoso, ou seja, que apresenta informações incorretas, podem gerar reproduções ou diagnósticos diferentes, arruinando quaisquer comparativos com a realidade. Para evitar este cenário, são usadas fotografias, fotografias 360°,vídeos, modelos 3D ou anotações como materiais de suporte para enriquecer um gêmeo digital, mas demanda um grande tempo para transferir e interligar informações entre cada tipo de recurso. Este trabalho apresenta uma ferramenta que explora os benefícios de combinar imagens 360º de instalações industriais com modelos tridimensionais com a finalidade de gerar um gêmeo digital as-built. A ferramentas ser apresentada possui uma interface capaz de exibir um modelo tridimensional de uma plataforma em conjunto com diversas fotografias 360°. Cada imagem pode ser ajustada a uma localização dentro do sistema de coordenadas do modelo, inclusive permitindo alterações nos eixos e no campo de visão. Durante a navegação, é possível navegar livremente pelo modelo e pelas posições de interesse criadas pelo usuário. Além da visualização, a ferramenta propõe uma interação mais eficaz para realizar anotações entre modelos e fotografias 360° com a propósito de verificar consistências ou agregar novas informações ao gêmeo digital. Estas interações são importantes para a inspeção e manutenção, como avaliação de peças, análise das condições atuais ou a criação de comparativos entre o planejado e o real.

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Gattass
Banca:
Prof. Dr Paulo Ivson Netto Santos
Prof. Dr Anselmo Cardoso de Paiva
Prof. Dr Waldemar Celes Filho
Prof. Dr Felipe Gomes de Carvalho
Prof. Dr Alberto Barbosa Raposo
Acompanhe-nos pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/99425486382?pwd=K05uKzJBeW9sdU9pT0NFWmtXMklLUT09