Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Felipe Poggi de A. Fraga

Título da dissertação: On Automatic Generation of Knowledge Connections

Resumo: Contexto: Recentemente, o tópico de Gestão de Conhecimento Pessoal vem ganhando muita popularidade, ilustrado pelo rápido crescimento de aplicativos como Notion, Obsidian, e Roam Research e da aparição de livros como ”How to Take Smart Notes” e ”Building a Second Brain”.Contudo, ainda é uma área que não foi fortemente envolvida pelo Processamento de Linguagem Natural, abrindo assim uma oportunidade para a aplicação do processamento de texto aplicado à operações com conhecimento.Objetivo: Nosso objetivo é o desenvolvimento de um sistema de software que utiliza Processamento de Linguagem Natural (NLP) para transformar uma coleção de textos isolados em uma coleção de textos inter-conectada e internavegável, através de mecanismos de navegação baseados em conceitos mencionados e recomendações semânticas.Trabalho: Neste trabalho apresentamos a metodologia para construir o sistema, demonstrações com exemplos palpáveis, assim como uma avaliação para determinar a coerência dos resultados.

Orientador: Prof. Dr.  Marcus Vinicius Soledade Poggi de Aragao

Banca:

Prof. Dr. Marco Antonio Casanova

Prof(a) Dr(a) Simone Diniz Junqueira Barbosa

Prof. Dr. Helio Côrtes Vieira Lopes

Acompanhe-nos também pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/99231065632?pwd=T1lWTS9vWlVidUd4ZWp2citocTN5Zz09