Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Gustavo Martins Campos Coelho

Título da dissertação: Information Extraction from Legal Opinions in Brazilian Portuguese

Resumo: A Extração de Informação é uma tarefa importante no domínio jurídico. Embora a presença de dados estruturados seja escassa, dados não estruturados na forma de documentos jurídicos, como sentenças, estão amplamente disponíveis. Se processados adequadamente, tais documentos podem fornecer informações valiosas sobre processos judiciais anteriores, permitindo uma melhor avaliação por profissionais do direito e apoiando aplicativos baseados em dados. Este estudo aborda a Extração de Informação no domínio jurídico, extraindo valor de sentenças relacionadas a reclamações de consumidores. Mais especificamente, a extração de cláusulas categóricas é abordada através de classificação, onde seis modelos baseados em diferentes estruturas são analisados. Complementarmente, a extração de valores monetários relacionados a indenizações por danos morais é abordada por um modelo de Reconhecimento de Entidade Nomeada. Para avaliação, um conjunto de dados foi criado, contendo 964 sentenças anotados manualmente (escritas em português) emitidas por juízes de primeira instância. Os resultados mostram uma média de aproximadamente 97% de acurácia na extração de cláusulas categóricas, e 98,9% na aplicação de NER para a extração de indenizações por danos morais.

Orientador: Prof. Dr. Marco Antonio Casanova

Banca:

Prof. Dr. Luiz André Portes Paes Leme

Prof. Dr. Melissa Lemos Cavaliére

Prof. Dr. Antonio Luz Furtado

Acompanhe-nos pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/93760975741?pwd=YXVNcUQzTTlNa2ZlOVhyd1BhLzkwdz09