Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Lucas Aguiar Pavanelli

Título da dissertação: An End-to-End Model for Joint Entity and Relation Extraction in Portuguese

Resumo: As técnicas de processamento de linguagem natural (PLN) estão se tornando populares recentemente. A gama de aplicativos que se beneficiam da PLN é extensa, desde criar sistemas de tradução automática até ajudar no marketing de um produto. Dentro da PLN, o campo de Extração de Informações (IE) é difundido; concentra-se no processamento de textos para recuperar informações específicas sobre uma determinada entidade ou conceito. Ainda assim, a comunidade de pesquisa se concentra principalmente na construção de modelos para dados na língua inglesa. Esta tese aborda três tarefas no domínio do IE: Reconhecimento de Entidade Nomeada, Extração de Relações Semânticas e Extração Conjunta de Entidade e Relação. Primeiro, criamos um novo conjunto de dados em português no domínio biomédico, descrevemos o processo de anotação e medimos suas propriedades. Além disso, desenvolvemos um novo modelo para a tarefa de Extração Conjunta de Entidade e Relação, verificando que o mesmo é competitivo em comparação com outros modelos. Finalmente, avaliamos cuidadosamente os modelos propostos em textos de idiomas diferentes do inglês e confirmamos a dominância de modelos baseados em redes neurais.

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Sany Laber

Banca:

Prof. Dr. Sérgio Colcher

Prof. Dr. Thiago Castro Ferreira

Prof. Dr. Helio Côrtes Vieira Lopes

Acompanhe-nos pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/94612639630?pwd=ODh1VnJXQUhSN0huVVg1TDhISDlhQT09