Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Luis Fernando Teixeira Bicalho
Título da dissertação: A Generic Plugin for Player Classification in Games
Resumo:
Game Analytics é uma área que envolve o processamento de dados de videogames com a finalidade de proporcionar uma melhor experiência de jogo para o usuário. Também ajuda a verificar os padrões de comportamento dos jogadores, facilitando a identificação do público-alvo. A coleta de dados dos jogadores ajuda os desenvolvedores de jogos a identificar problemas mais cedo e saber por que os jogadores deixaram o jogo ou continuaram jogando. O comportamento desses jogadores geralmente segue um padrão, fazendo com que se encaixem em diferentes perfis de jogadores. Especialistas em análise de jogos criam e usam modelos de tipos de jogadores, geralmente variantes do modelo de Bartle, para ajudar a identificar perfis de jogadores. Esses especialistas usam algoritmos de agrupamento para separar os jogadores em grupos diferentes e identificáveis, rotulando cada grupo com o tipo de perfil definido pelo modelo proposto. O objetivo principal deste projeto é criar um plugin Unity genérico para ajudar a identificar perfis de jogadores em jogos. Este plugin usa uma API Python, que lida com os dados do jogo armazenados em um banco de dados MongoDB, para agrupar e rotular cada partida ou nível do jogo escolhido enquanto o jogo está em execução. Neste plugin, os desenvolvedores de jogos podem configurar o número de tipos de jogadores que desejam identificar, os rótulos dos jogadores e até os algoritmos que desejam usar. Essa abordagem de agrupamento online não é usual no desenvolvimento de jogos. Até onde sabemos, não há nenhum componente de software na literatura de análise de jogos com a mesma direção e recursos.
Orientador:
Prof. Dr. Bruno Feijó
Banca:
Prof. Dr Alberto Barbosa Raposo
Prof. Dr Augusto Cesar Epindola Baffa
Prof. Dr Helio Côrtes Vieira Lopes
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