Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Maurício de Castro Lana

Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Maurício de Castro Lana.

Título da dissertação: First steps toward an archetypal-oriented approach to plot perception

Resumo: Este trabalho apresenta os primeiros passos em direção a uma abordagem arquetípica para análise e percepção de enredos. A ideia principal é usar o conceito de arquétipos como uma lente para observar essas histórias e avaliar tropos. Arquétipos são tipos de personagens recorrentes e relações seguidas em narrativas. Usamos a definição de arquétipos de Vogler que atribui funções dramáticas e psicológicas a cada arquétipo para apontar seus papéis e objetivos na história. Primeiramente, fazemos uma análise completa do que são os arquétipos e como cada um é definido. O segundo passo é a criação de um instrumento argumentativo que denominamos Lente, para analisar narrativas sob a ótica dos arquétipos e, com base nos resultados, criar um modelo. O terceiro passo é aplicar esse novo modelo a trabalhos existentes de narratologia computacional e geração de enredo. Essa estratégia permite a análise crítica do uso de arquétipos para auxiliar na definição e percepção de uma trama. Decidimos usar a geração de enredo baseada em blending, porque esse tipo de geração de narrativa lida com uma situação complexa de geração de enredo. Neste trabalho, propomos incorporar vetores de peso arquetípicos nos operadores de planejamento automatizado que representam a história. Esses vetores são então ponderados usando a função dramática de cada arquétipo para ter um vetor arquetípico final representando o personagem. A criação da Lente busca padronizar a percepção e análise de narrativas. É fundamental que a metodologia de análise seja instrumentada, para usarmos seus resultados como reguladores dos pesos arquetípicos. Empregar a Lente do arquétipo em obras pode nos fornecer uma nova visão sobre a geração do enredo e a construção da narrativa. O resultado final de nossa pesquisa, aplicado no contexto de narrative blending, gera uma categorização dos arquétipos que cada personagem interpreta ao longo da narrativa. Esse resultado é apresentado de forma geral e episódica, para cada variante gerada. Essa categorização serve de base para analisarmos a qualidade da narrativa observando a relação de intenção e resultado.

Orientador: Prof. Dr. Bruno Feijó

Banca:

Prof. Dr. Guilherme de Almeida Xavier

Prof. Dr. Augusto César Espíndola Baffa

Prof. Dr. Alberto Barbosa Raposo

Assista a defesa pelo link: https://puc-rio.zoom.us/j/98846304102?pwd=Q0k1Vms3ZFNJcjMvYS9UdnYrRWtNZz09