Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Pedro Felipe Santos Magalhães

Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Pedro Felipe Santos Magalhães.

Título da dissertação: Biblioteca em Go para testes de Microsserviços com comunicação assíncrona.

Resumo: Observamos que cada vez mais desenvolvedores estão adotando a arquitetura de microsserviços para o desenvolvimento de sistemas distribuídos. Usualmente nesse tipo de arquitetura há um serviço de fila de mensagens que fica responsável em fazer a comunicação assíncrona entre os microsserviços, um serviço bastante utilizado para isso é o Kafka. Nesse ambiente assíncrono, os testes de integração de um determinado serviço ficam complexos pela dificuldade de criar cenários reprodutíveis. No nosso trabalho propomos e avaliamos o uso de uma biblioteca em Go que ajuda no desenvolvimento de testes de integração para microsserviços que utilizam Docker e Kafka, auxiliando na ordenação de eventos nos cenários de teste desenvolvidos.

Orientador: Prof. Dr. Markus Endler

Co-Orientadora: Prof. Dra. Maria Julia Dias de Lima

Banca:

Prof. Dra. Silvana Rossetto

Prof. Dra. Noemi de La Rocque Rodriguez

Prof. Dr. Roberto Ierusalimschy

Assista a defesa pelo link: https://zoom.us/j/7099156117?pwd=VXVxYnQvMjZmdnA1TlRmQmtrUTNrZz09