Fechar

DI lidera ranking de publicações de artigos nas principais conferências de computação do mundo na América do Sul

Lista internacional “CSRankings” compara as principais instituições de ciência da computação do mundo

Com uma produção intensa de artigos científicos, o Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio lidera o “CSRankings” na América do Sul! O “CSRankings” avalia a produção das principais instituições de ciência da computação do mundo de acordo com métricas objetivas. O cálculo é feito com base no número de publicações do corpo docente que apareceram nas conferências de maior prestígio de cada uma das áreas ligadas à ciência da computação. A lista completa pode ser conferida clicando aqui

O ranking enumera as principais instituições de ciência da computação em toda a América do Sul

O professor Marcos Kalinowski, coordenador do programa de pós-graduação do DI, destacou o significado dessa liderança. “Nosso foco sempre foi a qualidade da pesquisa, as publicações são apenas uma consequência. Obter a liderança na América do Sul em um ranking internacional focado em publicações de extrema qualidade reflete de forma autêntica o impacto e o caráter inovador da nossa produção intelectual! Ficamos muito felizes com esse resultado, fruto de muito trabalho de um departamento unido, que se renova com qualidade e que não mede esforços para inovar e para buscar seu contínuo aperfeiçoamento”, afirma Kalinowski.

O resultado reflete a qualidade do corpo docente do DI, formado por 23 professores atuantes na pós-graduação, todos com importantes contribuições para as pesquisas nas suas respectivas áreas. Centro de excelência em ensino e pesquisa, o Departamento foi pioneiro ao criar a primeira pós-graduação stricto sensu na área de computação no Brasil, em 1967. Com conceito máximo (7) na Capes desde a avaliação começou a ser realizada, o DI tem histórico de pesquisas de impacto e forma muitos dos principais pesquisadores da área de ciência da computação do país.

Para quem desejar estudar com este time de professores e desenvolver pesquisas de alto nível, o processo de seleção para o Mestrado e o Doutorado está com inscrições abertas até 29 de Novembro. Uma novidade é que neste ano os cursos serão híbridos, com aulas presenciais que permitem também o acompanhamento remoto. Clique aqui para acessar o edital.