Disciplinas da pós do DI estão com inscrições abertas até 10/08

Alunos extraordinários poderão cursar disciplinas do mestrado e doutorado, sem estarem matriculados nos programas

Ainda dá tempo de estudar no Departamento de Informática (DI) no semestre de 2021.2. As inscrições para aluno extraordinário estão abertas até 10 de agosto. São 29 disciplinas lecionadas por professores da pós-graduação, em assuntos como algoritmos, machine learning, computação gráfica e inteligência artificial em jogos.

Os alunos extraordinários poderão cursar disciplinas tanto do mestrado quanto do doutorado, sem estarem matriculados nesses programas. É uma ótima chance para adquirir conhecimento, se ambientar com os cursos, e ter contato com o corpo docente. O programa de pós-graduação do DI tem nota máxima (7) na Capes e é o mais antigo do Brasil, com forte tradição acadêmica. “Trata-se de uma grande oportunidade. A oferta mais ampla das disciplinas da pós-graduação do DI para alunos extraordinários possibilita disponibilizar disciplinas de um programa de reconhecida excelência em computação para atender às demandas da sociedade”, destaca o coordenador da pós-graduação, Marcos Kalinowski.

A avaliação da adequação do aluno é feita pela coordenação de pós-graduação, de forma alinhada com o professor responsável pela disciplina pretendida.

Ao cursar as disciplinas, o aluno extraordinário é avaliado como um aluno regular, através provas e trabalhos com o mesmo nível de cobrança dos demais estudantes de mestrado e doutorado.

Ao concluir as disciplinas, os alunos podem solicitar uma declaração de aprovação, com a nota de conclusão. As inscrições são feitas no site da Coordenação Central de Planejamento e Avaliação (CCPA). A relação das disciplinas disponíveis e suas ementas podem ser acessadas nessa página. As aulas são lecionadas de maneira remota.

Interessados devem realizar o cadastro no CCPA e selecionar a opção “aluno extraordinário”. Depois de preencher o formulário pedido, o aluno deve adicionar o código da disciplina que deseja realizar (exemplo: INF + código da disciplina). Ao finalizar o processo, é preciso clicar em “Encaminhar” e conferir se todos os campos do formulário foram preenchidos corretamente. Também é importante checar se as justificativas para realização das disciplinas foram preenchidas, assim como se o envio do histórico da instituição de origem foi realizado.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail pos@inf.puc-rio.br.