Fechar

Dois projetos da iniciativa ExACTa receberam o “Prêmio Inventor 2022 Petrobras”

Um dos prêmios foi pela patente do “Método de Avaliação da Qualidade da Queima dos Gases na Tocha e Ajuste na Vazão de Vapor de Forma Contínua e Constante”. O “Smart Tocha”, um projeto de inteligência artificial que utiliza visão computacional para aumentar a eficiência da queima de gases na tocha das refinarias.

O outro prêmio foi pela patente do “Método de Detecção de Imprecisões e Lacunas e de Sugestões de Mecanismos de Deterioração e Ações em Relatórios de Inspeção”. O “inspetor digital”, que facilita o trabalho do inspetor de equipamentos ao dar sugestões de preenchimento através de inteligência artificial com base em reconhecimento de padrões.

Os dois projetos foram executados seguindo a filosofia de cocriação ágil de PD&I com equipes da Petrobras! “A Cocriação ágil faz parte até do nome da iniciativa  – ExACTa. Experimentação Ágil. Cocriação. Transformação Digital – e ficamos felizes em ter encontrado uma fórmula para realizar entregas rápidas e de valor para os nossos parceiros”, destaca o Prof. Hélio Lopes, coordenador da ExACTa.

A patente do “Smart Tocha”, além do Prof. Hélio Lopes do DI conta com os seguintes colaboradores da iniciativa pelo lado da PUC-Rio: André Davys , Patrick Happ, Pedro Torres e William Fernandes.

A patente do “Inspetor Digital”, por sua vez, além do Prof. Marcos Kalinowski do DI, conta com os seguintes colaboradores da iniciativa pelo lado da PUC-Rio: André Brandão, Bianca Teixeira, Jacques Chueke e Silvio Alonso.

Todos os envolvidos nos projetos, do lado da Petrobras e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, diretamente incluídos na patente ou não, estão de parabéns pelo incrível trabalho realizado!

A ExACTa está em busca de novos agentes de inovação, se você deseja se juntar à iniciativa ExACTa, envie currículo para contato@exacta.inf.puc-rio.br