Edital de Contratação de Professor para o DI/PUC-Rio

O Departamento de Informática da PUC-Rio contratará dois professores para o seu quadro principal a partir de agosto de 2014.

A PUC-Rio é destacadamente uma universidade comunitária que oferece ótimas condições para pesquisa, desenvolvimento e inovação. Possui um campus agradável e bem localizado, uma administração ágil, e cursos de graduação e de pós-graduação que tradicionalmente contam com excelentes alunos. Em particular, o Departamento de Informática da PUC-Rio (DI) mantém desde a sua criação uma forte e contínua posição de liderança em pesquisa. Entre seus quadros figuram pioneiros da Computação no Brasil, cuja atuação inspirou professores que ingressaram no DI nas últimas décadas, os quais foram – eles também – pioneiros na criação e desenvolvimento de várias subcomunidades de interesse científico no país.

Em um mundo globalizado e tão diversificado como o de hoje, níveis de excelência são estabelecidos em função do desempenho exibido pelos melhores do mundo. Tal é o significado do mais elevado conceito, atribuído pela avaliação da CAPES, que o DI já atingiu por quatro triênios consecutivos. E isso se deve aos padrões internacionais de desempenho alcançados por esse departamento.

O perfil almejado de um professor do quadro principal do DI caracteriza-se por:

• produção científica relevante;
  • formação de recursos humanos na graduação e na pós-graduação;
  • desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados por agências governamentais e indústria;
  • visibilidade nacional e internacional; e
  • administração universitária.

Convidamos excelentes pesquisadores interessados em fazer parte do quadro principal do DI/PUC-Rio a enviar por email no endereço edital@inf.puc-rio.br os seguintes documentos:

1) um projeto de pesquisa (no máximo 5 páginas) para um horizonte de 5 anos;
2) um memorial (no máximo 5 páginas) destacando os seus 5 melhores trabalhos, justificando a sua relevância;
3) curriculum vitae Lattes atualizado; e
4) duas ou mais cartas de recomendação a serem enviadas diretamente para o email do Diretor (diretor@inf.puc-rio.br) do DI, Professor Hugo Fuks.

As inscrições estão abertas até o dia 30/06/2014.