Fechar

Em live, pesquisadora do Tecgraf fala de formação e inserção no mercado  

Foto: Reprodução/YouTube

Maria Julia Dias de Lima conta a rotina do trabalho na área de sistemas distribuídos

É possível um profissional do mercado da ciência da computação conciliar o trabalho com os estudos que um mestrado e um doutorado exigem? Para a pesquisadora do Instituto Tecgraf Maria Julia Dias de Lima, a resposta é sim. Este foi um dos assuntos tratados pela professora, que fez essa opção pela dedicação dupla, na live “Desenvolvimento de sistemas nativos de nuvem pelo Tecgraf” na quinta-feira (8). O evento faz parte da série de seminários da graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, e foi transmitido para o YouTube e o Facebook

Na apresentação, Maria Julia respondeu a perguntas da coordenadora de graduação, Noemi Rodriguez. A convidada falou sobre a sua escolha pela Ciência da Computação e o que a levou a trilhar o caminho acadêmico, paralelo à sua vida como profissional da área. “(A escolha) teve a ver com o meu gosto por estudar. Quando terminei a graduação, eu já estava trabalhando, mas pensei: ‘não posso parar de estudar’. Assim, resolvi fazer o mestrado como forma de dar continuidade”, contou.

Após a conclusão do mestrado, cerca de sete anos mais tarde, veio o desejo de fazer o doutorado. Na época, Maria Julia trabalhava na IBM. “Eu sempre tive muita vontade de trabalhar em projetos e aplicar o que eu estava aprendendo ao estudar, me aprofundando em temas que a academia e a pesquisa me proporcionaram”, disse.

A pesquisadora também discorreu sobre sua experiência em engenharia de software e sistemas distribuídos, e sobre o trabalho com sistemas nativos de nuvem. Para ela, estamos num momento muito interessante para a área de sistemas distribuídos. Isso porque as tecnologias atuais, como a nuvem e os ambientes de orquestração de containers, possibilitam o desenvolvimento dos sistemas, facilitando aspectos como escalabilidade (crescimento) e replicação de serviços. 

Atuação no Tecgraf

Durante a conversa, Maria Julia expôs como se dá sua atuação no Tecgraf, do qual é coordenadora e consultora em projetos na área de computação distribuída, sistemas de alto-desempenho, computação em grade, computação em nuvem e integração de sistemas. Ela ingressou no instituto após concluir o doutorado. A pesquisadora comemorou a colaboração entre os projetos e a academia. “Trabalhar no Tecgraf me proporcionou isso”, definiu. 

Outro ponto abordado na conversa foi a atuação de sua equipe, composta por mais 13 pessoas. Sob sua liderança, o grupo tem estudado a área de arquiteturas baseadas em microsserviços, explorando a ideia de construir soluções preparadas para escalabilidade. 

Quando questionada por Noemi sobre os métodos de trabalho usados no dia a dia, Maria Julia disse ser adepta de ferramentas como a metodologia ágil Scrum, que ajuda a planejar a rotina. Durante a pandemia, ela contou, os pesquisadores têm feito reuniões técnicas semanais, nas quais discutem os seus aprendizados. Eles usam diferentes ferramentas de comunicação a fim de se manterem próximos, apesar da distância física. 

Para quem tiver interesse em trabalhar na área, a pesquisadora mencionou os atributos que procura em um colaborador: “Saber trabalhar em equipe, gostar de aprender, ter curiosidade e ser interessado em se aprofundar no que está fazendo”.

Ao final da live, Maria Julia reforçou a importância da presença feminina na computação, e defendeu o incentivo à entrada de mais mulheres na área. Ela também elogiou o painel “Mulheres da Computação”, organizado pelo Centro Acadêmico de Informática da PUC-Rio (CAINF) e que teve as participações da professora emérita do DI Clarisse de Souza, da desenvolvedora front-end Laura Grassi e da aluna do DI Nina da Hora. A pesquisadora também respondeu às perguntas dos espectadores presentes, que enviaram os seus comentários via chat. 

Você pode assistir à apresentação completa aqui. Fique ligado no nosso canal do YouTube, que traz uma série de seminários mensais da graduação, além de lives semanais da pós-graduação!