Em live, Waldemar Celes fala de projetos do Tecgraf com a Petrobras

Foto: Reprodução/YouTube

Professor do DI e coordenador de projetos do instituto discorreu sobre área de Visualização Científica

Buscar soluções inovadoras na área de óleo e gás é o propósito dos projetos de cooperação que o Instituto Tecgraf mantém com a Petrobras. Para falar sobre esse trabalho, o professor do Departamento de Informática (DI) e coordenador de projetos do Tecgraf, Waldemar Celes, apresentou a live “Visualização científica na indústria de óleo e gás: desafios, soluções e benefícios” na última sexta (16).

Segundo Celes, os resultados obtidos pela equipe do Tecgraf são ricos não apenas para a indústria, mas também para o instituto. “Essa cooperação é muito benéfica para a gente, porque ela traz desafios que precisam de soluções operacionais a serem entregues aos usuários”, explicou.

O professor falou sobre o principal projeto do Tecgraf com a Petrobras, o Geresim, sigla para Gerência de Simulação Numérica de Reservatório. “Quando uma indústria de óleo e gás descobre um reservatório, ele tem que planejar a sua exploração. O domínio do reservatório, muitas vezes, gigantesco, é subdividido em pequenas células que acompanham o modelo geológico que você está considerando dentro da área do seu reservatório”, disse o professor. Ele também explicou como os reservatórios podem ser caracterizados e de que forma é realizado o planejamento da exploração de campos de petróleo.

A partir desses aspectos, Celes demonstrou como o simulador numérico ajuda a prever a produção de óleo nos próximos anos. A projeção pode ser de até cinco décadas para frente. Como o volume de informação que resulta em uma simulação como essa é muito grande, o professor explicou que a visualização científica ajuda a interpretar os resultados. Para ele, é desafiador trabalhar com esse tipo de modelo em grandes dimensões, sobretudo em se tratando dos campos de pré-sal explorados pela Petrobras.

Ao longo da live, o coordenador de projetos do Tecgraf também falou sobre a principal função do Geresim, que é a de inspeção de resultados. Ele discorreu ainda sobre o suporte do projeto à visualização de análise de geomecânica de reservatórios.

Técnicas de visualização

O professor também compartilhou as técnicas de visualização que o instituto emprega, para atender à demanda do projeto de reservatório.

Dentre os tipos de modelos apresentados, Celes citou o modelo regular, de grade, tipicamente encontrado na área médica, o de malha não estruturada, e o de malha topologicamente estruturada, que é o caso do reservatório. “Em todos esses casos, posso ter um campo escalar ou um campo vetorial”, disse o professor.

Ele também mostrou como se explora o volume de informação, e apontou duas técnicas para inspecionar o interior de um volume, as visualizações baseadas em geometria e as baseadas no campo escalar. Celes mostrou os respectivos desafios e soluções. Ao fim da live, o professor respondeu a perguntas dos espectadores.

A apresentação completa, que faz parte da série de seminários da pós-graduação, está disponível no canal do YouTube e no Facebook do DI. Não deixe de se inscrever no nosso canal para acompanhar as próximas lives!