Ex-aluno do DI desenvolve plataforma digital para surfistas

Lauro Souza. Foto: Reprodução

Do banco universitário ao mundo empreendedor: Lauro Souza uniu a ciência da computação ao surfe

Os conhecimentos em informática vão muito além do ambiente acadêmico. Para o ex-aluno do Departamento de Informática (DI), Lauro Souza, a ciência da computação se uniu a uma grande paixão pessoal: o surfe.

Com uma trajetória de mais de dez anos no mercado financeiro, Lauro, graduado em economia, decidiu tomar um novo rumo: se dedicar a um projeto empreendedor. A SurfConnect nasceu a partir de uma necessidade. O carioca percebia a ausência de um sistema prático para monitorar as ondas do mar, algo já difundido no exterior.

De início, houve dificuldade em executar a visão do que era planejado para a SurfConnect. A falta de experiência em computação, somada às dificuldades em traduzir para um desenvolvedor o que era esperado, fizeram Lauro olhar para a universidade como uma maneira de adquirir o conhecimento necessário para tocar seu negócio em tecnologia.

Depois de concluir algumas matérias de graduação como aluno extraordinário, o jovem empreendedor foi aceito no mestrado do DI, onde produziu a pesquisa “Identificação e Mapeamento das Propriedades das Ondas através de Sensor Remoto de Vídeo”. A dissertação, sob orientação do professor Waldemar Celes Filho, é focada em um sistema de extração de estatísticas sobre ondas marítimas através de visão computacional.

O ex-aluno também destacou a importância da atuação da professora Noemi de la Rocque no processo de entrada na universidade. Como coordenadora da graduação, Noemi o incentivou a se inscrever em matérias e, depois, no processo de seleção para o mestrado.

Lauro diz que as perspectivas para o futuro da SurfConnect estão ligadas aos avanços que esse sistema pode trazer à plataforma. “No futuro, esperamos que esse algoritmo calcule a altura das ondas, e também a direção de onde elas quebram, e disponibilize esses dados para os assinantes da SurfConnect”, disse o ex-aluno.

Lauro também destaca a importância que o mestrado teve para viabilizar o projeto: “No início, começamos com um sistema básico de câmeras, com cadastro e login. Depois que concluí o mestrado, refizemos todo o aplicativo da SurfConnect. Agora, contamos com inteligência artificial”, concluiu.

A plataforma já vem fazendo sucesso, e foi tema de uma reportagem da Record TV , que mostrou as câmeras instaladas nas praias cariocas. O sistema criado por Lauro vai ajudar no monitoramento das ressacas.

A história do Lauro pode ser inspiração para futuros alunos. As inscrições para os programas de mestrado e doutorado do Departamento de Informática terminam em 2 de julho. Clique aqui para se inscrever.