Inscrições abertas para o curso de Compliance de Dados e Formação de DPO

Aulas online começam em 3 de maio; ementa reúne conceitos de Direito e de Segurança da Informação

O curso Compliance de Dados e Formação de DPO, oferecido em conjunto pelo Departamento de Informática (DI) e pelo Instituto de Direito da PUC-Rio, está com as inscrições abertas. As aulas estão previstas para acontecerem entre 3 de maio e 4 de junho, de forma online.

O objetivo do curso é abordar temas jurídicos e técnicos a fim de especializar profissionais interessados em atuar como encarregados de proteção de dados, cargo que vem sendo cada vez mais requisitado pelas empresas.

Quem é o Encarregado de Proteção de Dados?

É o profissional responsável pela comunicação entre os agentes de tratamento de dados, os titulares de dados (como uma empresa) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) quanto aos procedimentos de tratamento de dados pessoais.

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), esse profissional também é conhecido como DPO (sigla em inglês para Data Protection Officer), e ele é indicado pelos controladores e/ou operadores de dados de uma empresa.

Um dos coordenadores do curso e também professor do DI, Anderson Oliveira da Silva, frisa a importância do DPO para uma empresa. “Esse profissional vai mover a empresa em direção às políticas de proteção de dados para minimizar o risco de vazamentos, que vêm acontecendo com muita frequência. Os vazamentos não só queimam a imagem da empresa, mas também trazem, eventualmente, prejuízos financeiros para ela.”

Dentre as áreas de atuação do DPO, destaca-se a orientação dos funcionários e dos contratados de uma empresa a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados. Ou seja: esse profissional é o grande responsável por atuar à frente da área.

Para quem é o curso?

O curso de extensão da PUC-Rio é voltado para profissionais de segurança da informação; advogados ou mediadores; profissionais de compliance; e gestores com noções de LGPD,  cybersecurity e normas.

Além disso, ele também é voltado para pessoas que tenham interesse em realizar formação como encarregado de proteção de dados. Não há necessidade de formação jurídica ou em ciência de dados e sistemas de segurança para participar do curso.

Ementa reúne conceitos e boas práticas da área

Com carga horária de 30 horas, o curso irá abordar conceitos relevantes nas duas áreas de conhecimento: Direito e Segurança da Informação.

Os alunos poderão se familiarizar com os conceitos da LGPD, de ciência de dados, de ataques cibernéticos e de sistemas de gestão de segurança da informação. Além disso, as aulas também trarão as melhores práticas de segurança da informação e os estudos de casos sobre os temas relatados.

“A nossa ideia não é fazer um curso técnico, mas sim mostrar aos alunos como acontecem os ataques cibernéticos, mostrando conceitos de vulnerabilidade e ameaças, para que eles entendam quais são as principais ameaças e como lutar contra elas”, explicou Silva.

“Depois disso, explicaremos a importância do sistema de gestão de segurança, como construí-lo e mostraremos a aplicação dos controles das melhores práticas de segurança que, quando bem implantados, trazem segurança para uma empresa”, finalizou o coordenador.

Como se inscrever?

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas via CCE. O curso on-line começa em 3 de maio e termina em 4 de junho.

As aulas serão realizadas pela plataforma Zoom às segundas e quartas-feiras, das 18h às 20h. Porém, o conteúdo será também gravado e disponibilizado para os alunos que não tiverem a oportunidade de acompanhar alguma das aulas.

A página do CCE da PUC-Rio reúne todas as informações sobre a ementa, valores e inscrições. Para acessá-la, basta clicar aqui.