Introdução a computação quântica

Você sabia que no final de Novembro do ano passado o DI da PUC-Rio se tornou o primeiro parceiro acadêmico e de pesquisa da América Latina no aQuantum Partner Network? A parceria visa estimular investigações em tópicos relacionados à Engenharia de Software Quântico e à aplicabilidade prática da computação quântica. Segundo o coordenador de pós-graduação do DI, Prof. Marcos Kalinowski, um dos responsáveis pelo estabelecimento da parceria, “O tópico de engenharia de software para computação quântica foi recentemente incluído na agenda prioritária de pesquisa americana. Parcerias deste tipo e investigações nesta área fazem parte do planejamento estratégico da pós-graduação do DI”.

Junto com a notícia da parceria, já trazemos uma primeira oportunidade para os nossos alunos da pós-graduação (mestrado e doutorado). São dois seminários gratuitos de “Introdução à Computação Quântica”, onde os participantes aprenderão conceitos básicos de computação quântica e realizarão tarefas no Amazon Braket e no aQuantum QPath. Os seminários serão ministrados em inglês e acontecerão nos dias 27 e 28 de Abril das 11h às 14h (horário de Brasília). A inscrição pode ser feita pelo link que está na BIO até o dia 08 de Abril.

Para participar basta ser aluno da pós-graduação (mestrado ou doutorado) do DI PUC-Rio. Os participantes receberão ainda acesso ao ambiente Amazon Braket por 72 horas para praticar.

Esta importante parceria inclui o DI em uma rede de pesquisa no tema e, entre outros benefícios, dá acesso a licenças gratuitas que podem ser utilizadas para investigações. Assim, permitirá aos

nossos alunos e pesquisadores estarem mais próximos de um tópico de alta prioridade nas agendas dos principais centros de pesquisa em computação do mundo. A colaboração faz parte de um conjunto de iniciativas que permitem ao DI da PUC-Rio expandir seus esforços para trazer conteúdos de alta relevância para formar seus alunos com excelência, desenvolvendo pesquisas de ponta, muitas vezes com aplicações práticas que contribuem diretamente para o desenvolvimento socioeconômico do nosso país.

#seminarios #tecnologia #engenhariadesoftware #computacaoquantica #aquantum

#pesquisa #desenvolvimento #dipucrio