Fechar

Kalinowski atuará como Senior Advisor do programa MPS.BR

Prof. Marcos Kalinowski

O professor do DI vai colaborar com o programa MPS.BR que busca melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, de prestação de serviços de TI e de gestão de RH na indústria de TIC.

O professor do DI Marcos Kalinowski foi convidado para atuar, a partir de Julho de 2021, como Senior Advisor do programa MPS.BR – Melhoria do Processo de Software Brasileiro. O programa MPS.BR é promovido pela Softex – uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) – com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O principal objetivo do programa é desenvolver e disseminar o modelo de melhoria de processos brasileiro – o modelo de referência MPS – que visa melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, de prestação de serviços de TI e de gestão de RH na indústria de TIC.

O modelo MPS é utilizado por diversas empresas. Mais de 900 avaliações oficiais MPS já foram realizadas. Ao longo dos anos, o modelo vem sendo aperfeiçoado a partir dos esforços de equipes técnicas, que contam com os Senior Advisors para consultoria e aconselhamento técnico especializado. De acordo com a Softex, os Senior Advisors são membros convidados escolhidos entre profissionais com larga experiência em engenharia de software e melhoria de processos de software, serviços e gestão de pessoas, além de empresários visionários atuantes em TIC e representantes do governo com envolvimento em políticas públicas voltadas à difusão e ao uso das TIC.

“O MPS tem importância incontestável no cenário nacional. Além de fornecer orientação e servir de base para a avaliação de empresas em relação a boas práticas, ele contribui significativamente para disseminar uma cultura de engenharia e qualidade de software e serviços de TI no Brasil. Muito deste sucesso se deve à visão da Prof. Ana Regina Rocha, principal idealizadora do modelo. Sou grato pelo convite e pela oportunidade de poder colaborar”, afirma Kalinowski.

O professor do DI já tinha história com o MPS. Além de ser implementador e avaliador do modelo, tendo participado da avaliação dos processos de engenharia de software de mais de 20 de empresas Brasileiras, ele foi integrante da equipe técnica do modelo de 2008 a 2015 e colaborou na escrita de diferentes versões de guias oficiais do modelo e de artigos científicos a respeito do modelo e de suas implicações para as empresas. Entre as investigações científicas ele destaca a pesquisa iMPS que conduziu em colaboração com o professor Guilherme Travassos da COPPE/UFRJ por 6 anos, de 2008 a 2013. Segundo Kalinowski, “trata-se da pesquisa mais ampla já realizada a investigar os efeitos da adoção de um modelo de referência em organizações de software”. Os resultados finais da pesquisa, que contou com dados de 364 organizações, apontaram para benefícios da adoção do modelo, indicando que quanto mais alto o nível de maturidade do modelo melhor o desempenho, a precisão de estimativa e a qualidade do desenvolvimento de software nas organizações.

A nova composição da equipe técnica do modelo e a listagem dos Senior Advisors, em vigor a partir de Julho de 2021, pode ser encontrada em https://softex.br/mpsbr/equipe-tecnica-do-modelo-etm/