Fechar

Em live, Joaquim Jorge usa filmes para discutir interfaces de mídia

Joaquim Jorge apresentou visões para os próximos passos da informática em interfaces de mídia

Professor João Jorge (esq.) e professor Marcos Kalinowski

Promessa para o futuro da informática, as interfaces de mídia representam mais uma fronteira com grande potencial para desenvolvimento. Na live da pós-graduação do DI realizada na terça-feira (24), o professor visitante honorário Joaquim Jorge, da Universidade de Lisboa, apresentou ideias e exemplos de quais podem ser os próximos passos no desenvolvimento de tecnologias de interação humano-computador.

A discussão, que marcou a volta das lives do DI, foi conduzida pelo coordenador da pós-graduação, Marcos Kalinowski, e transmitida ao vivo pelo canal do YouTube (youtube.com/dipucrio) e pelo Facebook.

Partindo de filmes como “Planeta Proibido” (1956), “2001: Uma Odisséia no Espaço” (1968) até “Homem de Ferro” (2008) e “Avatar (2009)”, o professor expôs como o cinema é capaz de fazer previsões, por vezes bem precisas, de tecnologias que ainda estão por vir.

“Filmes são formas de fazer cenários de uma maneira mais ou menos elaborada e de falar com a nossa imaginação e com a tecnologia”, disse Joaquim.

O professor também destacou a evolução das tecnologias de interface em um curto espaço de tempo, além da sua imensa popularização através do uso de smartphones. Em tempos de pandemia, o potencial de interfaces que possibilitem o turismo virtual, assim como as limitações impostas a displays de toque em locais públicos, foram alguns dos assuntos de destaque na live.

Buscando um olhar para o futuro, Joaquim afirmou que ainda existe muito espaço para o desenvolvimento de vocabulário de superfícies táteis, modelagem 3D e design colaborativo e tecnologias que garantam a imersão do usuário. “O futuro é mais do que displays. As telas do futuro têm muito mais do que superfícies. Elas têm mais a ver com a sensação de estar presente em ambientes externos. O cérebro pode ser a última fronteira das interfaces”, concluiu o professor.

A apresentação faz parte de uma série de seminários da pós-graduação do DI. Para não ficar de fora das lives, inscreva-se no nosso canal no YouTube (youtube.com/dipucrio) e curta nossa página no Facebook.

Categorias: Notícias