Live do DI aborda pesquisa survey em engenharia de software

Professor Marcos Kalinowski vai falar de lições a partir de experiências internacionais

Frequentemente usadas em engenharia de software, as pesquisas survey são extremamente relevantes na área tecnológica. No entanto, a falta de debates metodológicos gera lacunas que podem comprometer a validade dos levantamentos como um todo.

A próxima live do Departamento de Informática (DI), nesta sexta-feira (18), às 15h, pelo YouTube e Facebook, vai expor os fundamentos da pesquisa survey e trazer uma sumarização de suas melhores práticas. O seminário vai ser apresentado pelo coordenador de pós-graduação Marcos Kalinowski, que é referência em metodologia científica, experimentação e pesquisa aplicada na área de engenharia de software.

O professor vai compartilhar lições importantes e desafiadoras a partir de experiências com surveys internacionais de larga escala. Na live, serão discutidos aspectos como amostragem, coleta de dados e análise estatística e qualitativa.

Surveys são instrumentos importantes para capturar o estado da prática e fenômenos relacionados à engenharia de software na indústria, tanto para explorar novas hipóteses quanto para confirmá-las. Entretanto, falhas no planejamento e na análise dos dados podem levar a um resultado nulo, irrelevante”, afirma Kalinowski.

Venha assistir e participar do seminário, mande dúvidas e comentários!

Clique aqui para acompanhar. E inscreva-se no nosso canal do YouTube (youtube.com/dipucrio) para não ficar de fora das novidades!