Por Dentro do DI: TecMF estuda validação de sistemas

Laboratório aposta em parcerias dentro e fora do Departamento para projetos científicos

Da aplicação de tecnologia formal para o desenvolvimento de softwares ao diálogo com professores de filosofia, passando por projetos industriais nas áreas de energia, óleo e gás. O perfil versátil faz parte do leque de atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Métodos Formais (TecMF) do Departamento de Informática. Um dos 14 laboratórios do DI, o TecMF se dedica a pesquisar a aplicação da Teoria da Prova, Teoria das Categorias, Sistemas Lógicos, Prova Assistida de Teoremas em Ciência da Computação em geral, e, principalmente, validação de sistemas, modelos de computação e complexidade computacional.

Embora os campos de pesquisa sejam inovadores, o TecMF tem uma longa história. Fruto da remodelação de um antigo laboratório criado no início dos anos 1990, ele ganhou identidade própria ainda na virada do milênio, a partir de uma demanda acadêmica e unindo professores e estudantes da pós-graduação na criação de novos projetos científicos.

Das principais áreas do laboratório, a que mais se destaca no TecMF está relacionada aos estudos em desenvolvimento e aplicação de tecnologia formal. A formalização, nas palavras do coordenador do laboratório, o professor Edward Hermann, é um processo diligente. “É resolver problemas e desafios de forma que seja muito mais do que simplesmente solucioná-los. Não estamos interessados em só resolver, mas explicar por que e como o processo foi resolvido. É explicar, formalmente, e de maneira precisa”.

Para resolver esses quebra-cabeças, o TecMF conta com um apoio que pode ser um pouco inusitado para os não-familiarizados com o laboratório: o do Departamento de Filosofia. Em um campo onde as ciências exatas e as humanas se encontram, a colaboração se torna essencial.

Grupo do TecMF em encontro em centro de pesquisa da Uerj, em Ilha Grande

“Certos conceitos em computação têm paralelos muito grandes com ideias da filosofia analítica, da filosofia da linguagem e da filosofia da matemática. Usamos muitos conceitos traçados por filósofos como, por exemplo, o conceito de prova. O que você pode usar como prova? Isso é muito importante para comprovação de que uma prova está sendo bem aplicada. Precisamos dessas ideias da filosofia para não derrapar”, disse o professor.

Esse trabalho em comum não se limita às salas de aula. Aliando os estudos acadêmicos à prática, o laboratório conduz projetos industriais nas áreas de energia, óleo e gás, campos que tradicionalmente dependem de pesquisas científicas. Além desses, o TecMF já atuou em estudos relacionados à formalização de argumentação legal. Edward completa que, neste último, a cooperação foi decisiva. “Formalização é um processo empírico, mas é feito por seres humanos. Nós podemos ser auxiliados por robôs, mas é um processo humano. A interação indireta com a filosofia foi essencial para o projeto. Não teria ido para a frente sem esse aprendizado”, completou.

Além da parceria entre Departamentos, o TecMF também olha para dentro na hora de escolher quais os próximos passos a serem dados em suas pesquisas. Integrantes do laboratório vindos de outros países costumam trazer desafios ou questões abordadas no exterior com potencial para serem pesquisadas pelo TecMF. A partir dessas ideias, é iniciada a fase de pré-projeto, e os alunos podem escolher participar da pesquisa.

Grupo do TecMF apresenta trabalho em conferência em Lyon, na França

O laboratório mantém uma forte parceria com o Laboratório de Bioinformática e Banco de Dados (BioBD), coordenado pelo professor Sérgio Lifschitz. Juntos, os dois grupos mantêm trabalhos relacionados à modelagem. O TecMF também conta com uma parceria de longa data com o Telemídia, laboratório que trabalha com sistemas multimídia e hipermídia.

Hoje, participam do TecMF alunos em diferentes níveis de estudo da computação, desde a graduação até o pós-doutorado. Os estudantes de iniciação científica, que conduzem projetos próprios, são estimulados a participar dos seminários do laboratório, interagindo com aqueles que já têm uma carreira mais consolidada no mundo da informática.

Abraçando os mais diferentes projetos, fica evidente que a colaboração é a base dos trabalhos do TecMF. “Nós temos como princípio evitar de recusar desafios. Os desafios estão aí para a gente aprender com eles”, finalizou.

Categorias: Notícias