Fechar

Roberto Ierusalimschy faz live ‘Lua na PUC-Rio’ na quinta-feira (29)

História, aplicações e atualizações de Lua serão temas tratados pelo pesquisador que é um dos criadores da linguagem de programação

Saber programar é uma competência relacionada a 9 dos 10 cargos mais procurados no  Brasil entre junho e julho de 2020, segundo ranking divulgado pelo LinkedIn. Todos eles estão diretamente ligados a desenvolvimento de software, e por isso a importância do estudo da linguagem de programação. “A formação em linguagem de programação é fundamental para qualquer trabalho de desenvolvimento de software”, afirma Roberto Ierusalimschy, professor do DI e um dos criadores de Lua, linguagem que ficou mundialmente famosa. Ele fará a palestra “Lua na PUC-Rio” nesta quinta-feira (29), às 18h, no YouTube do Departamento de Informática (DI), da PUC-Rio. O encontro virtual faz parte da série de lives promovida mensalmente pela graduação do DI.  

A linguagem Lua foi criada em 1993 e ficou famosa por sua aplicação no desenvolvimento de jogos. Foi usada pela primeira vez pela Lucas Arts na criação do jogo Grim Fandango, e de lá para cá foi adotada em vários outros jogos, como o Angry Birds e o World of Warcraft. E também usada em outras aplicações, como o Adobe Photoshop Lightroom e o middleware Ginga, desenvolvido integralmente pelo DI. Em sua palestra, Ierusalimschy vai falar sobre pesquisa em linguagem de programação em geral, a história de Lua dentro do departamento, e suas atualizações mais recentes. “As novas features que facilitam a vida dos programadores, faz programar mais rápido com a linguagem, que está mais eficiente”, adianta o professor.  

Roberto é fundador e coordenador do LabLua, que ele chama de “o braço acadêmico” de Lua. “É exatamente para fazer pesquisas relacionadas à linguagem, novidades que poderiam entrar, implementações diferentes, e coisas do gênero. Mas, no laboratório, fazemos pesquisa de desenvolvimento de outras linguagens de programação também, pesquisamos técnicas de compilação que são suplementos de linguagem, para ser mais eficiente… não é só focado em Lua”, explica. Grande parte do funcionamento do LabLua se deve a teses e dissertações de mestrandos e doutorandos, além de alunos de graduação que fazem iniciação científica. 

Ierusalimschy ressalta a importância da linguagem de programação não só para a pesquisa acadêmica, mas também para quem está no mercado de trabalho, atuando na área de desenvolvimento de software, “Várias técnicas de programação surgem dentro de linguagem e vice-versa, as linguagens evoluem para facilitar técnicas de programação que os programadores começam a usar. Em desenvolvimento de software, você sempre está desenvolvendo em uma ou mais linguagens de programação e frequentemente tem que aprender novas linguagens. Às vezes, as pessoas não percebem o quanto elas têm que saber o quanto elas sabem de programação. E o quanto estudar linguagem de programação de um ponto de vista mais organizado e consciente é importante”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

DI reúne grandes nomes em evento de tecnologias digitais e ciências humanas

Endler mostra como Internet das Coisas pode ajudar no combate à Covid-19

Jogo criado por alunos do DI e do DAD brilham na cena internacional de games