Fechar

‘O líder deve ser capaz de influenciar a equipe e criar conexões’, diz Renteria

Em live, o Chief Technology Officer da OLX falou sobre as competências de um bom gestor

 

Você já pensou sobre as qualidades que um profissional precisa para assumir um cargo de chefia? Segundo o professor Raul Renteria, que atua como Chief Technology Officer (CTO) na empresa OLX, um bom gestor precisa ter um lado de liderança que vem desde etapas anteriores. “O líder, seja ele um engenheiro, um desenvolvedor ou um gestor, deve ser capaz de influenciar a equipe e criar conexões”, descreveu Renteria durante a live da graduação do Departamento de Informática (DI) nesta quinta-feira (24), transmitida pelo Facebook e YouTube.

 

“É importante para o gestor carregar uma bagagem técnica relevante para poder ajudar a equipe e gerar impacto positivo no trabalho como um todo. Ver as pessoas do time se desenvolvendo e conseguindo alcançar os objetivos é muito gratificante”, destacou durante entrevista conduzida pela professora Noemi Rodriguez, coordenadora da graduação do DI.

 

O Chief Technology Officer é responsável pelo trabalho de gestão e desenvolvimento de times, mas também pela estratégia técnica da empresa, ou seja, como conectar a tecnologia com o negócio. “É importante dar o alinhamento necessário para que todos entendam o processo com transparência. Devemos pensar como a tecnologia pode agregar valor à experiência do usuário final”, explicou Raul, que começou sua trajetória na OLX há quatro anos à frente do grupo de big data.

 

“Eu fui chamado para fomentar a cultura de dados na empresa e capacitar as equipes. Ao criar o time de dados, acabei assumindo mais times, e à medida que os resultados vinham e eu me envolvia, foram surgindo novas oportunidades”, lembrou.

 

Antes disso, Raul já havia trabalhado no desenvolvimento de máquinas de busca na empresa Fast e na Microsoft, onde teve sua primeira experiência na área de gestão ao liderar um time remoto. “Nos meus últimos anos na Microsoft já estava mais de frente para o negócio, buscando entender não só a parte técnica, mas o porquê de tudo”, comentou Renteria.