Fechar

Palestra: Introduzindo nuvens pessoais

Dr. Joseph Spillner (TU Dresden)

Data e hora: 3a.feira 27/03 às 14 hs
Local: 415 RDC

Resumo:
As mudanças recentes no mundo da TI parecem como um lobo em pele de cordeiro: Com todas as avantagens de escalabilidade, custos e conveniência de computação na nuvem, chegam juntos os efeitos indesejados como quebras de segurança e privacidade, perdas de autarquia e restrições de movimento no espaço digital. O maior problema causando esses efeitos e a desigualdade entre os provedores e os consumidores.

A visão de nuvens pessoais derruba essas fronteiras e permite qualquer usuário tornar-se um provedor, com qualquer dispositivo. Nessa visão, todos os dispositivos disponíveis seriam contectados e podem até ser interligados com a rede social do usuário e com mercados públicos de serviços. Além disso, mesmo para a utilização de nuvens públicos, ajuda com ferramentas para manter o controle sobre o que acontece com os dados pessoais.

Além de apresentar os princípios e vantagens de nuvens pessoais, a palestra permite uma olhada nos projetos correntes:

– O sistema demonstrativo do grupo de pesquisa FlexCloud: A ?-Caixa
http://flexcloud.eu/?cat=28
(Como usuários podem controlar todas as atividades na nuvem)
– A ferramenta de dissipação de dados: O NubiSave
http://nubisave.org/
(Como usuários podem armazenar dados seguros na nuvem)
– O projeto colaborativo na UFCG: Highly-Virtualising Cloud Resource Broker
(Como usuários podem compartilhar recursos após comprar de um provedor)

Biografia:

Josef Spillner é pesquisador no grupo de Redes de Computação na Universidade Técnica de Dresden, Alemanha, e um colaborador em visita na Universidade Federal de Campina Grande. Começando a vida acadêmica com a criação dinámica de interfaces gráficas para serviços, ele recebeu o doutorado na área de plataformas e garantias de qualidade na Internet de Serviços.

Atualmente, trabalha em arquiteturas flexíveis de Computação na Nuvem, sempre considerando o usuário final. Além de ser um autor de várias publicações científicas e capítulos de livros, ele também fundou a iniciativa Open Source Service Platform Research.
Mais detalhes podem ser encontradas na seguinte página:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366584E6

Categorias: DI, Palestras, Sem categoria