Palestra: The Loop – How Technology is Creating a World without Choices and How to Fight Back

“The Loop – How Technology is Creating a World without Choices and How to Fight Back”. Este será o tema da palestra online que acontecerá hoje, dia 18 de outubro, às 18h. O evento será apresentado por Jacob Ward, correspondente da NBC para ciência e tecnologia, que conversará sobre o seu novo livro.

Conhecido pela sua carreira como jornalista, Ward aborda, desde 2018, as implicações sociais da tecnologia para a sociedade. Foi editor-chefe da Popular Science, correspondente de ciência e tecnologia da AI Jazeera America e da AI Jazeera Enflish. Em 2018, tornou-se membro do Centro de Estudos Avançados em Ciências do Comportamento da Universidade de Stanford, patrocinado pelo Instituto Berggruen.

O autor argumenta que a IA está moldando nossa habilidade de tomar decisões e apresenta uma rica e ampla discussão, abordando questões como padrões de comportamento, como as empresas se utilizam desses padrões, o futuro próximo em que dependeremos largamente da IA e como o interesse financeiro nesta tecnologia pode trazer consequências negativas à sociedade.

O livro de Ward é uma jornada pelos diversos ambientes nos quais a IA já é usada para tomar importantes decisões. Oferece-nos um alerta sobre nossa relação com a tecnologia, mas também nos encoraja a proteger aquilo que há de melhor no ser humano.

O evento acontece através da Conexão Rio-Campinas, uma parceria entre o Departamento de Informática da PUC-Rio e o Instituto de Computação da Unicamp, que promove importantes debates e palestras sobre os últimos avanços na ciência da computação, na Inteligência Artificial, em aprendizado de máquina, Ciência de Dados entre outros temas relevantes para profissionais, pesquisadores e para a sociedade como um todo.

Inscreva-se em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScdvouFIa_Es2I5ijXxl8XhC5MZ5LM5m_YhmSA_pifcKKN7eQ/viewform