Pesquisadores do DI publicam artigo no VLDB 2022

O ex-aluno de Mestrado do DI Rodrigo Laigner e o professor do Departamento Marcos Kalinowski

Trabalho sobre Gestão de Dados em Microsserviços feito em parceria com a University of  Copenhagen é aceito na principal conferência da área de banco de dados do mundo; ‘Contam-se nos dedos os cientistas brasileiros que publicaram no VLDB’, diz Kalinowski

Aceito em uma das principais conferências da área de computação – a Conference on Very Large Data Bases (VLDB) -, o ex-aluno de mestrado do DI Rodrigo Laigner vai apresentar trabalho sobre microsserviços que realizou em parceria com pesquisadores da University of Copenhagen, na Dinamarca, e do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. O evento acontece em 2022 em Sidney, na Austrália.

O artigo que será apresentado por Laigner, Data Management in Microservices: State of the Practice, Challenges, and Research Directions, publicado nos Proceedings of the VLDB Endowment (vol.14 no.3, Novembro de 2021), é assinado também por Yongluan Zhou, Marcos Antonio Vaz Salles e Yijian Liu, todos da University of Copenhagen, e pelo professor do DI Marcos Kalinowski.

Microsserviços são uma abordagem de design de software onde componentes fracamente acoplados se comunicam por meio de mensagens. Cada componente, por sua natureza autônoma, gerencia seu próprio estado e fornece uma funcionalidade específica da aplicação. De acordo com Laigner, o trabalho buscou explorar práticas da adoção desses microsserviços a partir de uma perspectiva de gerência de dados.

“Buscamos entender as maiores dores dos desenvolvedores ao lidar com gerência de dados. Fomos surpreendidos pelos achados, uma vez que detectamos que os microsserviços centrados em dados muitas vezes acabam dependendo de funcionalidades e dados providos por outros microsserviços, adicionando um acoplamento funcional entre eles”, disse. O trabalho foi concluído apontando um conjunto de direções de pesquisa para a comunidade científica relacionadas com a gestão de dados em arquiteturas baseadas em microsserviços.

Hoje cursando doutorado na University of Copenhagen, Laigner destaca a importância da base que recebeu durante o mestrado no DI para realizar o trabalho e alcançar um resultado desta importância. “A essência da metodologia científica aplicada no trabalho foi assimilada durante o mestrado, e a metodologia do artigo foi definida em colaboração com o meu orientador de mestrado no DI, o professor Marcos Kalinowski”, contou.

Já Kalinowski destacou os méritos do orientado. “O Rodrigo e toda a equipe estão de parabéns! Rodrigo mostrou características de um grande pesquisador, buscou uma publicação de impacto e foi resiliente, gerou um resultado de fato importante para a ciência brasileira na área de computação. Contam-se nos dedos os cientistas brasileiros que publicaram no VLDB. A contribuição em si tem extrema relevância prática para a área de TI e é norteadora para a comunidade científica. O potencial de citações deste trabalho é enorme”, resumiu o professor.