Fechar

Por Dentro do DI: LAC desenvolve middleware e aplicações para IoT

Foto: Arquivo pessoal

Laboratório coordenado pelo diretor do DI, Markus Endler, é focado nas áreas de computação distribuída com mobilidade, computação pervasiva e Internet das Coisas

Um dos grandes diferenciais do Departamento de Informática da PUC-Rio (DI) é a existência de 13 Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), os laboratórios de pesquisa coordenados por professores e pesquisadores do DI. Esses laboratórios realizam pesquisa aplicada e inovação em muitas áreas, tais como Ciência de Dados, Engenharia de Software, IA e Machine Learning, Otimização de algoritmos em grafos, Games e Realidade Virtual e Internet das Coisas.

Para falarmos mais sobre os NITs, iniciamos a série “Por Dentro do DI”, que trará os objetos de pesquisa e as conquistas de cada laboratório. O primeiro NIT a ser abordado é o LAC (Laboratory for Advanced Collaboration), fundado em 2002 pelo atual diretor do DI, Markus Endler.

O LAC é responsável por realizar pesquisa básica e aplicada em computação distribuída com mobilidade, computação pervasiva interconectada, e desde 2014, também em Internet das Coisas com mobilidade (Internet of Mobile Things – IoMT). 

Desde sua fundação, tem se dedicado ao desenvolvimento de plataformas de middleware (i.e. uma infraestrutura de software envolvendo serviços e protocolos), que facilitam o desenvolvimento, a operação e o gerenciamento de aplicações distribuídas adaptativas.

Em paralelo, o LAC desenvolveu também inúmeras aplicações inovadoras (protótipos) para testar e validar as funcionalidades dos middlewares subjacentes. Todos esses softwares foram e continuam sendo extensivamente usados para pesquisa e ensino na pós-graduação.

Nos últimos 10 anos, o LAC tem inovado na criação de uma plataforma de middleware extensível para aplicações de IoMT. Esse middleware, chamado de ContextNet, tem componentes na nuvem e em dispositivos mobile (p.ex. em smartphones ou outros dispositivos móveis, como drones), e parte da ideia de que alguns elementos da infraestrutura também podem executar em nós móveis, permitindo assim monitorar e controlar dispositivos IoT em movimento, e até identificar e classificar padrões de mobilidade de objetos, como co-mobilidade de pessoas ou coisas.

O ContextNet é usado em vários grupos de pesquisa na PUC-Rio e também em outras universidades. Em 2020, por exemplo, o LAC iniciou uma pesquisa em Computação Pervasiva e IoT em parceria com a Universidade de Waterloo, no Canadá, a fim de criar um sistema IoT de serviços de saúde hospitalares e ambulatorial, tendo como base o middleware ContextNet.

“Esse é um middleware bastante complexo e extensível, que serve como uma ferramenta muito útil e versátil para o desenvolvimento de sofisticadas aplicações para a Internet das Coisas e que leva em consideração a mobilidade de agentes e coisas, e seus contextos mutáveis”, explicou Endler.

O ex-aluno do DI e então pesquisador do LAC, Gustavo Baptista, recebendo o prêmio Software Development Award do engenheiro de sistemas da Boeing, Tom Dubois, nas dependências do Laboratório, em 2012. Foto: Arquivo pessoal

Para Endler, o desenvolvimento de um sistema de middleware escalável, confiável e multi-serviço, como o ContextNet, é um dos grandes diferenciais do laboratório, permitindo um grande engajamento e senso de pertencimento por parte de todos os envolvidos, incluindo atuais alunos – de graduação e pós-graduação – e ex-alunos já formados.

Parcerias com universidades, centros de pesquisa e empresas

A Universidade de Waterloo não é o único exemplo de parceria do laboratório. Ao longo dos anos, o LAC fez projetos com diversos parceiros internacionais, como a Boeing, a Microsoft Research, a FairCom, a Microsoft Brasil, Bell Hellicopters, Sikorsky, e a Petrobras/Liquigás.

Também vale destacar parcerias com grupos acadêmicos nacionais e internacionais, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o centro de pesquisa alemão L3S, a Tecnhical University Dresden e a Universidade de Stuttgart, na Alemanha.

Além disso, o LAC é participante e membro do Conselho do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), que agrega 14 universidades brasileiras e startups, com mais de 40 pesquisadores e empresários.

Conquistas e premiações

Recentemente, a relevância do middleware ContextNet foi devidamente reconhecida. Em novembro de 2017, Endler recebeu o prêmio Tecnologias de Impacto 2017, concedido pela Qualcomm Brasil, pelo desenvolvimento do ContextNet.

O prêmio Tecnologias de Impacto, que teve cerca de 100 concorrentes, também foi dado para nove outras startups e inventores autônomos, com o objetivo de reconhecer iniciativas de inovação tecnológica e premiar seus respectivos inventores. No caso, o middleware do LAC foi o único projeto inteiramente acadêmico a conquistar o prêmio, e o único na categoria de infraestrutura de middleware, que é agnóstico a um problema ou aplicação concreto.

O fundador do LAC e atual diretor do DI, Markus Endler, recebendo o prêmio Tecnologias da Inovação em 2017. Foto: Arquivo pessoal

“Receber o prêmio foi uma honra muito grande, pois o ContextNet foi reconhecido como sendo um trabalho de PD&I que tem trazido inovação para o país, na forma de uma ferramenta que facilita o desenvolvimento de aplicações distribuídas de IoT”, disse Endler.

Ponte para o mercado de trabalho

Atualmente, o LAC conta com a colaboração de pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos, estagiários e alunos de graduação, cada um trabalhando em um total de 13 sub-projetos de evolução do middleware. No LAC, atuam também diversos pesquisadores e colaboradores externos, entre eles, inclusive outros professores do DI, como Edward Hermann Haeussler, Anderson da Silva, Valeria de Paiva e Adriano Branco.

Segundo o doutorando Vitor Pinheiro, o trabalho no LAC o ajudou a ter contato com problemas reais da área, devido ao incentivo pelo contato com empresas. “Ao ter contato com os problemas ainda dentro da universidade, pude desenvolver minha capacidade crítica de avaliar qual solução é mais adequada para cada problema”, disse.

Ainda de acordo com Pinheiro, o LAC e os demais laboratórios da PUC-Rio o ajudaram a fazer uma conexão entre a academia e o mercado de trabalho. 

“Os laboratórios servem como um mediador entre as empresas e os alunos, quase um matchmaking, no qual os dois lados ganham. Os alunos ganham porque eles têm a oportunidade de ter contato com problemas reais e com as empresas já participando na criação de soluções. Já as empresas ganham porque elas já podem avaliar o aluno desde esse processo e podem contratar agora um profissional que eles já possuem uma confiança maior de que ele irá agregar valor.”

O LAC está sempre aberto para receber estagiários, alunos de graduação e pós-graduação, assim como pós-doutorandos, que estejam dispostos a “vestir a camisa” e virarem “LACianos”. Para saber mais sobre as pesquisas do LAC, visite www.lac.inf.puc-rio.br e/ou entre em contato com Markus Endler pelo e-mail: endler@inf.puc-rio.br.