Fechar

Professor Alberto Raposo recebe o prêmio CERV Destaque em XR 2022

A Comissão Especial em Realidade Virtual (CERV) da Sociedade Brasileira de Computação, entregou o prêmio CERV Destaque em XR para o professor Alberto Barbosa Raposo, parte do quadro do Departamento de Informática da PUC-RIO. A premiação ocorreu durante o Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), realizado em Natal/RN entre os dias 24 a 27 de outubro de 2022. 

A comissão foi formada pelos professores Francisco Simões (UFRPE), Edgard Lamounier (UFU) e Romero Tori (USP) e selecionou o prof. Alberto a partir de indicações recebidas da comunidade em chamada aberta nas listas da SBC em momento anterior ao evento. O objetivo é destacar personalidades que tenham se destacado por suas contribuições nas pesquisas, evolução, inovação ou difusão da temática Realidade Virtual. 

“Considero o prêmio muito importante, porque é a segunda vez que ele é dado pela CERV, e representa o reconhecimento da comunidade científica pela carreira. É o que em inglês se chamaria ‘Lifetime Achievement Award’ (ou ‘prêmio de conquistas ao longo da vida’) que reconhece suas contribuições ao longo de toda uma carreira, e não de um único trabalho.”, disse o Professor Alberto Raposo.

 

Conheça mais sobre o professor:

Alberto Barbosa Raposo é Professor Associado do Depto de Informática da PUC-Rio/RJ,  Bolsista CNPq DT-1D e Gerente do grupo de XR do Instituto Tecgraf da PUC-Rio. Há mais de 20 anos vem coordenando projetos de XR com a indústria e agências de fomento (mais de 40 projetos desenvolvidos). Tem participação ativa no SVR e em outros eventos nacionais: 38 artigos completos no SVR e outros 26 artigos entre short papers, pôsteres e trabalhos em workshops do evento. Excluindo esses artigos, é autor de outros 60 artigos na área de XR nos últimos 10 anos.

Organizou o SVR 2019 no Rio de Janeiro, foi Chair do Comitê de Programa do SVR em 2008 e 2014, e vice-chair em 2007. Também foi agraciado com prêmio de Best Paper no SVR 2019 e Melhor trabalho do WIC 2020. Há mais de 20 anos é membro do comitê de programa do SVR. Foi membro do Steering Commitee da CERV nos períodos de 2002-2004 e 2006-2012. Editor da SBC JIS – Journal on 3D Interactive Systems de 2013 a 2019, e membro do corpo editorial da mesma desde o seu início. Orientou 6 teses de doutorado, 30 dissertações de mestrado e 26 trabalhos de graduação na área de XR.

Saiba mais no site: https://web.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/