Fechar

Professor Destaque – Marco Antonio Casanova

Conheça os Professores do Quadro Principal do DI.

Grande parte do reconhecimento acadêmico do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio é devido aos professores do seu quadro principal, que atuam com excelência à frente do ensino e pesquisa, coordenando e atuando em laboratórios temáticos e orientando as pesquisas de mestrado e doutorado dos alunos. Eles também são responsáveis por coordenar os projetos de pesquisa do DI junto a órgãos de fomento e a empresas nacionais e internacionais, assim como pela criação e oferta de cursos de extensão e especialização lato sensu do DI.

Hoje, temos o prazer de apresentar o Professor Marco Antonio Casanova, que atualmente desenvolve pesquisas em várias áreas de banco de dados, com ênfase em tecnologias que facilitem a divulgação e interpretação de dados na Web. Sua pesquisa concentra-se em modelagem conceitual de bancos de dados e em construção de sistemas de gerência de bancos de dados. Pelo conjunto das contribuições, em julho de 2012, recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação. Em julho de 2012, ele assumiu a Coordenação Central de Planejamento e Avaliação da PUC-Rio.

Atualmente, como professor titular do Departamento de Informática da PUC-Rio, ele pontua: “Meus interesses acadêmicos sempre giraram em torno do problema de modelagem de banco de dados. Em um passado mais recente, concentrei esforços em técnicas para projeto de bancos de dados de tal forma a facilitar interoperabilidade, especialmente quando os dados são acessados através da Web.”

Mais informações podem ser encontradas na página profissional do professor:

http://www.inf.puc-rio.br/~casanova/

#professores #academia #computacao #informatica #tecnologia #dipucrio