Projeto GrADyS, financiado pela AFOSR, é renovado por mais dois anos

A equipe do projeto GrADyS está comemorando a renovação do financiamento da pesquisa junto à AFOSR (Air Force Office of Scientific Research). O GrADyS é um projeto de pesquisa que investiga a estratégia de coordenação de enxames UAVs (drones) para um percorrimento eficiente e a coleta de dados de sensores posicionado no solo, se valendo de redes Mesh e redes Ad Hoc.Os sensores podem estar, por exemplo, em encostas íngremes e indicar o grau de saturamento de umidade do solo. A coleta dos dados, pode assim ser importante para estimar o risco de deslizamento de terra. O projeto realiza testes em mundo real com drones para a validação de testes simulados, trazendo assim achados sobre as discrepâncias entre as simulações e os cenários no mundo real. Também estimulados pela AFOSR, nos primeiros 2 anos do projeto os pesquisadores do DI PUC-Rio iniciaram também uma colaboração com Center of Excellence in Assured Autonomy in Contested Environments, dos EUA, liderado pela Universidade da Flórida, propiciando um intercâmbio de alunos.

Atualmente, o time do projeto é composto por:

Prof. Markus Endler

D.Sc. Bruno Olivieri como Pós Doc fellow e coordenador

D.Sc. Vitor Andrezo como Pós Doc

Marcelo Jucá Paulon,  aluno de doutorado

Laércio  Lucchesi, aluno de doutorado

Thiago Lamenza, aluno de mestrado

Breno Perricone, Bacharel em Ciência da Computação  (formado)

Para ter mais informações sobre o projeto e suas publicações, acesse o link: