Fechar

PUC-Rio é a melhor universidade privada do Brasil, segundo indicador do governo

Foto: Acervo Comunicar PUC-Rio

Índice Geral de Cursos (IGC) foi divulgado em 23 de abril

Reconhecida pelo ensino de excelência, pesquisa e projetos, a PUC-Rio conquistou mais uma vitória: é a melhor universidade privada brasileira, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), relativo a 2019. Os dados foram anunciados na sexta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável pela avaliação. 

O resultado só foi divulgado agora por conta da coleta de dados relacionados à pós-graduação, que saíram depois dos referentes à graduação. Para o professor e diretor do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, Markus Endler, a notícia confirma o alto nível da universidade, e de seu corpo docente.

Endler destacou que, por se tratar de uma universidade privada, a PUC-Rio tem um corpo docente menor do que o das universidades federais e depende das taxas escolares de seu alunado, bem como das parcerias em projetos com a iniciativa privada para manter o seu alto padrão. “É louvável que mesmo diante dessas dificuldades, ela figure tão bem na avaliação”, disse o diretor. 

O DI se orgulha de fazer parte da história da PUC-Rio. Há mais de 50 anos, o departamento vem atuando com destaque no ensino superior e pesquisa nacionais, foi pioneiro em várias áreas da computação e criador de vários softwares mundialmente conhecidos, como Lua e Ginga. “Eu tenho o maior prazer de estar como diretor do departamento e poder direcionar e tomar decisões que melhorem ainda mais o nosso desempenho”, afirmou Endler.

A excelência do Departamento de Informática pode ser confirmada pelo conceito máximo (7) de seu programa de pós-graduação, conferido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e mantido desde que o sistema de avaliação foi criado pela a agência, e também pelas estreitas parcerias com a indústria, que trazem recursos e notoriedade não só para o departamento, mas para a universidade como um todo. 

A Informática da PUC-Rio, vale ressaltar, está em 1º lugar na lista de cursos de universidades brasileiras da área que mantêm projetos com a indústria, feita pelo Emerging Economies University Rankings 2021. O ranking é divulgado pela prestigiosa revista inglesa “Times Higher Education”, e este último saiu em março. 

Saiba mais sobre o IGC

O Índice Geral de Cursos avalia universidades, faculdades e centros universitários, e é calculado pela combinação dos dados coletados por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), outro indicador do governo federal voltado a esta análise. O ranqueamento também considera notas dos programas de pós-graduação stricto sensu das instituições, atribuídos pela Capes. 

Essa avaliação é feita pela média das informações coletadas nos três últimos anos – neste caso, o IGC levou em consideração os dados de 2017, 2018 e 2019.