Fechar

Seminário da Pós: “Internet das coisas móveis (IoMT) para monitoramento ambiental e outras oportunidades de pesquisa em IoT”

Dia 28 de abril, às 15h, acontecerá o seminário “Internet das coisas móveis (IoMT) para monitoramento ambiental e outras oportunidades de pesquisa em IoT”, proferido pelos professores Markus Endler e Anderson Oliveira.

 

Resumo do Seminário: Ao contrário da Internet das Coisas tradicional, que lida com a interconexão apenas entre objetos estacionários, na IoMT o foco é em coisas ou dispositivos com a capacidade de serem movidos ou até se mover autonomamente e ainda assim terem conectividade.


Os objetos móveis (M-OBJs) podem ter tamanhos, finalidades e complexidades muito diferentes – e podem ser desde veículos terrestres de qualquer tipo (carros, ônibus etc.), robôs domésticos, robôs aéreos (UAVs), wearables, ou etiquetas de sensores muito pequenos e leves (que podem ser colados em pacotes). E como esses objetos cada vez mais possuem sensores e/ou atuadores, e dispões de uma interface wireless de curto alcance e baixo consumo de energia (WPAN), o principal objetivo de IoMT é garantir a inter conectividade entre esses objetos,

E enquanto a rede 5G não está disponível em todos os locais, a forma mais efetiva e eficaz de se acessar sensores e atuadores desses M-OBJs é através de conectividade oportunística e intermitente, em que dados dos sensores/ ou comandos de atuação são lidos ou escritos através de elementos também móveis da infraestrutura, que chamamos de Mobile Hubs.

Usando a experiência ganha com o desenvolvimento do ContextNet, um middleware para IoT que inclui serviços e executa em smartphones Android, temos desenvolvido várias soluções que vão de monitoramento adaptativo do estado de saúde de pacientes até protocolos de comunicação e coordenação entre quadricópteros em uma missão de coleta de dados de umidade do solo em consolas. Ainda nesse ano, iremos aplicar essas técnicas no projeto ECO Sustain, um projeto temático FAPESP que agrega 40+ pesquisadores brasileiros com a missão de desenvolver tecnologia da computação e de ciência de dados para estudar, monitorar e proteger o meio ambiente.

Outras áreas de pesquisa nas quais nossos grupos de trabalho atuam são: segurança de IoT, redes de sensores sem fio, coleta de energia, computação intermitente e automated guided vehicles (AGVs). Essas pesquisas englobam o desenvolvimento do projeto de hardware e software dos dispositivos IoT. Na área de segurança, estamos desenvolvendo o Framework do EdgeSec para o ContextNet e propondo uma arquitetura de segurança para o monitoramento de pacientes e uma aplicação de criptografia homomórfica para dispositivos IoT. Na área de coleta de energia (Energy Harvesting), investigamos diferentes formas de coleta de energia do ambiente para carregar as baterias dos dispositivos e técnicas de computação intermitente para seguirmos com o processamento de dados após a ocorrência de um evento de falta de energia. E, também, pesquisamos uma abordagem de sistemas de controle de navegação e missão descentralizada para AGVs.

 

Conheça os Professores:

 

Markus Endler: Professor Associado do Departamento de Informática e coordenador do Laboratory for Advanced Collaboration (LAC) da PUC-Rio. Atua na área de Sistemas Distribuídos e, mais especificamente, trabalha com middleware para Computação Móvel e Pervasiva. Grande parte de suas pesquisas tem enfoque prático e resulta em softwares que auxiliam no desenvolvimento de aplicativos para essas áreas. Tem colaborado com vários grupos nacionais e estrangeiros, e feito projetos para empresas tais como a Microsoft Research, o CPqD, a Boeing, e a Petrobrás.

 

Anderson Oliveira: Consultor técnico Sênior e atua como professor do quadro complementar do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio com os títulos de Engenheiro de Computação (1995), Mestre em Ciências em Informática (1999) e Doutor em Ciências em Informática (2009). Como pesquisador, coordena as atividades do Lab GIST e atua em parceria com o Prof. Markus Endler, no Laboratory for Advanced Collaboration (LAC), na área de Segurança em Internet of Things (IoT). Como docente, atua nos cursos de Graduação em Informática, Pós-graduação Latu-Sensu em Sistemas de Informação e Pós-graduação Latu Sensu em Redes de Computadores, nos quais leciona as disciplinas de Segurança da Informação, Administração e Gerência de Redes, Segurança de Redes, Arquitetura TCP/IP, Sistemas Operacionais, e Sistemas Operacionais de Rede e Distribuídos, além de orientar monografias.

 

Para acompanhar o Seminário, acesse  https://www.youtube.com/live/KNdSKwu6stE